SOCIEDADE DE ASSISTÊNCIA AOS CEGOS
60 ANOS
Ensinando a Ver o Mundo
Blanchard Girão
CAPA


Volta anterior Sumário Próxima página

 

HISTÓRIA DE
SOLIDARIEDADE

     O Instituto dos Cegos, desde os idos de minha infância, incorporou-se à nossa memória afetiva. Morávamos em frente ao casarão da Bezerra de Menezes. E essa proximidade nos levou a uma natural simpatia pelo trabalho generoso que ali se desenvolvia.
     Meu pai, Waldemar de Alcântara, médico, observava a ação não apenas pelo lado da solidariedade, mas como algo da maior relevância para a prevenção e combate à cegueira. E o conhecimento com os colegas que militavam na então denominada Casa dos Cegos o levou, também, a envolver-se nessa cruzada. Juntou-se a Hélio Góes, a Sylvio Leal, ao grande padre Arquimedes Bruno, a Aluisio Riquet, João Matos, Abner Amaral, Arnaud Baltar e tantos outros pioneiros da Sociedade de Assistência aos Cegos - SAC, que chega agora aos 60 anos de existência.
     Desde a juventude acompanhei meu pai em sua militância na SAC, da qual, aliás, foi presidente de 1961 a1964. Freqüentando suas festas sociais e esportivas, outras vezes as suas movimentadas reuniões, sempre percebi a


Imagem da capa do livro: Ensinando a Ver o Mundo

dimensão do idealismo daqueles homens e mulheres devotados a uma causa nobilíssima.
     Este livro, feliz lembrança da atual diretoria da SAC, registra a história dessa luta, autêntica saga que merece o reconhecimento público por sua obra extraordinária, que, ao longo dessas seis décadas, privilegia o apoio ao deficiente visual, atenuando sua diferença, sinalizando para uma integração social no contexto em que atuam.
     A Sociedade de Assistência aos Cegos documenta, aqui, a luta assumida pelos bravos fundadores e dirigentes dessa Sociedade, hoje materializada no Instituto dos Cegos, escola de referência no campo brasileiro da escolarização e profissionalização dos cegos; no Hospital Alberto Baquit Júnior; na Imprensa Braille, imprimindo obras didáticas e até jornais diários de Fortaleza, disponibilizados à comunidade cega, e já ingressando, também, efetivamente, na era da informática, através do Dosvox, sistema de computação adaptado aos deficientes visuais.
     Neste livro encontramos uma das mais sensíveis histórias de solidariedade, único alimento para nossas vidas.

Lúcio Alcântara

 

SOCIEDADE DE ASSISTÊNCIA AOS CEGOS
60 ANOS

Ensinando a Ver o Mundo

Blanchard Girão

ABC
EDITORA

Rio - São Paulo - Fortaleza

2002

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação - CIP

G183e Girão, Blanchard
                  Ensinando a Ver o Mundo / Blanchard Girão, Rio - São Paulo
            - Fortaleza: ABC Editora, 2002.

                  222 p.

            1. Fortaleza, História. 2. Blanchard Girão. I. Título.

                                                                                       CDD: 923.813L

Volta anterior Sumário Próxima página

Volta página principal

Maiores informações:

Volta página anterior

envie Mail para Webmaster da SAC