ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ
Terça-feira - 10-04-2012
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.al.ce.gov.br
Notícias
AL homenageia centenário de nascimento de Waldemar Alcântara


Foto da ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ

A Assembleia Legislativa homenageia, nesta quarta-feira (11/04), o centenário de nascimento do ex-governador do Estado, José Waldemar Alcântara e Silva. A iniciativa partiu do deputado Fernando Hugo (PSDB) e faz parte da programação de celebração do centenário, que acontecerá durante todo o mês de abril.

A solenidade acontecerá no Plenário 13 de Maio, a partir das 19h, e contará com a presença da família de Waldemar Alcântara, além de membros da Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante, da Fundação Waldemar Alcântara, da Sociedade Cearense de Cardiologia, e da Sociedade de Assistência aos Cegos.

A trajetória política de Waldemar Alcântara começou ainda no final dos anos 1940. Foi deputado estadual por dois mandatos, deputado federal, senador e governador do Ceará. Foi também secretário de Saúde e de Educação do Ceará, além de ser o fundador e presidente do Instituto do Câncer e o Instituto dos Cegos. Fundou a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde lecionou sobre doenças tropicais e infecciosas e presidiu a Academia Cearense de Medicina e a Sociedade Cearense de Cardiologia.

De acordo com Fernando Hugo, Alcântara sempre atuou ativamente em favor do Ceará e de sua região, ficando conhecido como o “advogado do Nordeste”. Mostra disso, segundo o deputado, são os vários discursos que fez em todas as tribunas por onde passou, sempre levantando a bandeira de seu Estado. A trajetória política foi seguida por seu filho, Lúcio Alcântara, que, além de ter atuado como prefeito de Fortaleza, governador do Ceará e secretário de Saúde do Estado, exerceu os cargos de deputado federal, vice-governador do Ceará e senador.


Volta página principal E-mail: sac@secrel.com.brE-mail: sac@secrel.com.br
Volta página anterior