ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ
Quinta-feira - 07-11-2013
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.al.ce.gov.br
AL recebe visita de alunos da Sociedade de Assistência aos Cegos


Foto da ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ

Alunos visitam a AL-CE

A Assembleia Legislativa recebeu, na manhã desta quinta-feira (07/11), 10 alunos com deficiência visual do ensino para adultos da Sociedade de Assistência aos Cegos, do Bairro São Gerardo, em Fortaleza. Eles vieram acompanhados pelos professores Paulo Roberto Cândido (deficiente visual), Conceição Lopes, André Frota e Janaína Araújo. A visita faz parte do projeto O Parlamento e sua História, promovido pelo Memorial da Assembleia Legislativa do Ceará Deputado Pontes Neto.

No plenário, os estudantes foram recebidos pelo deputado Professor Pinheiro (PT). O parlamentar explicou sobre a divisão dos poderes do Estado, entre Executivo, Judiciário e Legislativo e o funcionamento da Assembleia, desde a elaboração de leis, realização audiências públicas e a tramitação de proposições no plenário.

Ao ser facultada a palavra aos visitantes, o professor Paulo Roberto perguntou se a Assembleia está elaborando algum projeto que facilite o acesso do deficiente visual a espetáculos artísticos, como teatro e cinema, através de descrições de cenas. Professor Pinheiro disse que há tradução de livros para o braille, mas que também podem ser pensados outros projetos, a partir da sugestão das pessoas com deficiência visual. “Coloco o meu gabinete à disposição para a construção de novas leis que incluam as pessoas portadoras de deficiência”, disse.

O professor Paulo Roberto explicou que a visita à Assembleia é uma forma de dar aos alunos informações sobre as atividades políticas no país. Ele revelou que a ideia de visitar o parlamento surgiu após uma audiência pública, quando ficou sabendo que o Memorial tem um museu que oferece acessibilidade aos cegos, por meio de exposições sonorizadas e placas explicativas em braille.

Os alunos percorreram, além do plenário, as instalações da Assembleia, como o Espaço do Povo, o Complexo de Comissões, o Memorial e os estúdios da FM Assembleia.


Volta página principal E-mail: sac@secrel.com.brE-mail: sac@secrel.com.br
Volta página anterior