Símbolo do Jornal A NOITE
Jornal A NOITE
Terça-feira - 16-11-1943

Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil
A LEGIÃO BRASILEIRA DE ASSISTÊNCIA, NO CEARÁ


Suas grandes realizações

     Os serviços da Comissão Estadual da Legião Brasileira de Assistência, no Ceará, caracterizam-se por uma rigorosa observância e aplicação das altas finalidades da grande e admirável instituição criada por Dona Darcy Sarmanho Vargas.
     Entregues a uma equipe entusiástica e dedicada, os trabalhos legionários na terra cearense se distribuem em dois grandes campos: um visando diretamente o esforço de guerra nacional, e o outro objetivando o amparo, de modo geral, aos brasileiros desassistidos.
     O primeiro setor compreende as atividades relacionadas com as "Hortas da Vitória", já tendo sido preparadas, só em Fortaleza, 198 delas, o Curso de Monitores Agrícolas, que já diplomou 98 alunos, e o Curso de Alimentação, que, iniciando a sua terceira turma, }á diplomou 181 senhoras e senhoritas. Alem desses cursos, o mesmo setor movimenta outras campanhas de natureza mais eventual, como a da "borracha usada" e a do "Livro para o combatente", ora em pleno desenvolvimento, com os melhores resultados.
     No segundo setor todos os esforços convergem não só para o amparo às famílias dos soldados do Exército e da Marinha, 389 das quais já recebem os benefícios da assistência pecuniária, médica, hospitalar e farmacêutica, com toda a eficiência e prontidão, como para as famílias pobres, em geral e, de modo especial, a infância abandonada.
     Desta última, na capital, já foram internadas em asilos e estabelecimentos de ensino 239 meninos e meninas, às expensas da Comissão Estadual, que lhes fornece instalações, enxoval e mensalidades.
     O problema da mendicância, em Fortaleza, acha-se atualmente resolvido.
     Também são mantidos consultórios médicos (ambulatórios) para doentes que não dispõem de recursos para tratamento, tendo sido iniciados à custa da Comissão Estadual os serviços da Policlínica pertencente à Fundação "Libânio de Holanda", que, embora instalada, não pudera começar a sua vida ativa à falta de meios financeiros.
     Mais recentemente a C. E. alencarina enfrentou e deu solução ao problema dos cegos, dotando-os de um instituto técnico. Adquiriu amplo e excelente imovel à Avenida Bezerra de Menezes, que foi dado em usufruto e até então incipiente "Sociedade de Assistência aos Cegos" que, auxiliada pela C. E., mantem no mesmo prédio os cegos asilaveis e, ao mesmo tempo, protege, nos seus próprios domicílios, os cegos que, em virtude de condiçoes especiais, não podem ser recolhidos à "Casa dos Cegos do Ceará".
     A L. B. A. no Ceará, que se projeta, través dos seus núcleos, no interior do Estado, tem como elementos dirigentes o Dr. Raimundo Girão, secretário no exercício da presidência; Pedro Machado, tesoureiro, Diogo Vital de Siqueira, Julio Rodrigues, cel. Dacon Barreto, Pedro Filomeno Gomes, Antonio Gentil, Dr. Hugo Rocha, José Torres de Melo, Dr. Arnaldo Neves, Alvaro Santabaía, diretores, e as Exmas. senhoras D. Maria José Rodrigues Weyne, D. Ligia Soares Bulcão de Vasconcelos, D. Fernandina Saboia, D. Maria Brasil Girão, D. Helena Rangel de Aguiar, D. Arisa Boris, Dona Mariinha Costa Ribeiro, D. Maria Holanda de Oliveira, D. Maria Loura Wally Rosa, D. Almerinda Fiusa, do serviço de organização técnica.

Foto do Jornal A NOITE
Aspecto do consultório médico construído  e instalado pela C. E. do Ceará,
na Enfermaria de Turberculosos da Santa Casa de Fortaleza, vendo-se o
Dr. Raimundo Girão e o Dr. Arnaldo Neves (de avental), médico da L. B. A.

Foto do Jornal A NOITE
Elementos da diretoria da L. B. A., no Ceará, reunidos
no dia do encerramento das aulas da primeira turma
do "Curso de Alimentação".

     

Foto do Jornal A NOITE
A "Casa dos Cegos do Ceará", cujo prédio, adquirido e adaptado
pela Comissão Estadual da L. B. A., foi cedido, em usufruto, à
"Sociedade de Assistência aos Cegos".


Volta página principal E-mail: sac@secrel.com.brE-mail: sac@secrel.com.br
Volta página anterior