APRESENTAÇÃO


Sociedade de Assistência aos Cegos - SAC
SOCIEDADE DE ASSISTÊNCIA AOS CEGOS - S A C
FUNDADA EM 1942

Fachada da Sociedade de Assistência aos Cegos - SAC

CERTIFICADO DE FILANTROPIA - CNSS 37435 DE 27/10/1945
UTILIDADE PÚBLICA ESTADUAL - Decreto Lei 1545 de 31/12/1945
UTILIDADE PÚBLICA FEDERAL - Decreto 82474 de 23/10/1973
CNPJ: 07.018.138/0001-67

Endereço:
Av. Bezerra de Menezes, 892 - São Gerardo
CEP: 60325-001 - Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.sac.org.br  /  sac@secrel.com.br

Telefones:

Geral:

 (85) 3206-6800

Geral:

 (85) 3206-6838

Fax:

 (85) 3206-6836

Atendimento Convênio:

 (85) 3206-6801

Atendimento SUS:

 (85) 3206-6806

Hospital:

 (85) 3206-6820

Instituto Hélio Góes:

 (85) 3206-6840

Entidade:
NÃO GOVERNAMENTAL

    A visão é o mais sofisticado e objetivo sentido do ser humano. É ela que nos permite o reconhecimento do mundo externo e fornece o relato minucioso que registra simultaneamente posição, forma, cor, tamanho e distância.

    A percepção visual é uma função bastante complexa e está estreitamente relacionada com outras atividades sensoriais, particularmente com o tato e a cinestesia.

    O déficit visual, portanto, não pode ser encarado isoladamente. A cegueira está intimamente relacionada com outros problemas e com a organização psicomotora do indivíduo como um todo, além de causar-lhe uma série de transtornos sociais.

    Uma longa caminhada começa sempre com o primeiro passo. Na conquista de uma nova ética para avançar nas questões da cidadania das pessoas portadoras de deficiência visual esse passo decisivo foi dado por um grupo de iluminados que, liderados pelo médico oftalmologista Dr. Hélio Góes Ferreira, fundou no Ceará, em setembro de 1942, a Sociedade de Assistência aos Cegos - SAC - uma entidade filantrópica que atua nas áreas de saúde, educação, profissionalização e integração social da pessoa portadora de cegueira.

    Através de um setor de saúde bem estruturado, com atendimento igualitário tanto para pacientes do Sistema Único de Saúde, conveniados e clientes particulares, são gerados os recursos necessários aos serviços filantrópicos que são prestados pela Sociedade de Assistência aos Cegos aos deficientes visuais nas áreas de educação, profissionalização e de prevenção à cegueira, cumprindo dessa forma seus objetivos estatutários.

    O Hospital Alberto Baquit Júnior e a Unidade Oftalmológica Iêda Otoch Baquit, integrantes da estrutura da SAC, estão aparelhados com equipamentos de última geração para a realização de cirurgias e diagnósticos clínicos altamente especializados em pacientes portadores de patologias oftalmológicas diversas, sempre com o objetivo de reverter ou minimizar a cegueira.

    Nas modernas instalações do Centro Cirúrgico são realizadas cirurgias de pequeno, médio e grande porte, incluindo transplante de córnea, procedimentos a laser e exames especiais em crianças portadora de polideficiência, realizados sob sedação ou anestesia geral. Uma equipe de saúde composta de médicos oftalmologistas clínicos e cirurgiões, além de anestesistas, farmacêuticas, enfermeiras, auxiliares de enfermagem e recepcionistas, é responsável pelos procedimentos cirúrgicos, exames especiais e consultas ambulatoriais.

    Através da Unidade de Prevenção e Combate à Cegueira Cel. José Bezerra de Arruda desta entidade, as crianças são atendidas nos setores de Estimulação Precoce, Estimulação Visual, Visão Subnormal, e em alguns casos são encaminhadas para as classes polivalentes da nossa escola - Instituto Hélio Góes.

    No Banco de Olhos do Ceará também mantido pela SAC são cadastrados os doadores de córneas e os receptores que aguardam o transplante. Mensalmente, são realizadas palestras informativas para os receptores e ao público em geral e uma missa em sufrágio das almas dos doadores que através de sua doação deram oportunidade para que outras pessoas pudessem recuperar a visão com suas córneas. Esse serviço mobiliza uma equipe de profissionais que se mantém em plantão permanente para a retirada das córneas e realização dos transplantes que são feitos no hospital desta entidade.

    Por manter uma unidade médico-hospitalar de referência, a Sociedade de Assistência aos Cegos - SAC recebeu credenciamento do Ministério da Educação e Cultura - MEC para sediar uma Residência Médica de Oftalmologia. Profissionais recém formados através de atividades orientadas em ambulatório, cirurgia de plástica ocular, retina, oftalmologia pediátrica, cirurgia experimental, coleta e preservação de córneas e transplantes, adquirem conhecimentos teóricos e práticos das funções visuais e das patologias que acometem o olho. Na SAC, os médicos residentes têm a oportunidade de intercâmbio com uma equipe multidisciplinar ampliando suas possibilidades de abordagem da problemática da cegueira nos aspectos científico, educacional, profissional e social.

    É justamente sob o ponto de vista da educação que a Sociedade de Assistência aos Cegos - SAC encontra amparo para a plena realização de seus objetivos filantrópicos. O Instituto Hélio Góes é uma escola curricular reconhecida pelo Conselho Estadual de Educação que atende na Educação Infantil, no Ensino Fundamental I e II como também em sala de reabilitação.

    Seu corpo docente é composto de professoras com habilitação na área de Deficiência Visual - DV responsáveis pela regência de salas de aula que funcionam nos turnos da manhã e tarde, vivenciando também treinamento especifico de Orientação e Mobilidade para melhor integração de seus alunos dentro dos princípios da Educação Especial.

    A SAC é reconhecida pelo Conselho de Educação do Ceará para promover cursos de Capacitação e Especialização na área de Deficiência Visual - DV para professores que se destinem ao ensino especial.

    Diariamente, no início das atividades escolares os alunos e professores participam do cerimonial de entrada uma solenidade com oração, reflexão e cânticos.

    Na alfabetização de crianças e adultos é utilizado o método BRAILLE onde se escreve com o auxílio da "reglete", doada sob os auspícios da instituição para todos os alunos desta entidade. A matemática é ensinada pelo método SOROBÃ. Já as Ciências e os Estudos Sociais exploram o tato para transmitir conhecimentos através de peças em alto relevo.

    Na sala de leitura os alunos são estimulados para as atividades extracurriculares da escola, além de frequentarem assiduamente a Biblioteca Braille Josélia Almeida e ao Setor de Livro Falado também integrante da estrutura da SAC.

    Como suporte da área educacional a Sociedade de Assistência aos Cegos - SAC, oferece aos familiares dos deficientes visuais cursos para o aprendizado da escrita e leitura Braille, com objetivo de integrá-los ao contexto da escola, possibilitando o acompanhamento das tarefas escolares de seus filhos.

    Na Educação Artística são desenvolvidas a criatividade e o potencial artístico dos deficientes visuais através de atividades de dança e teatro. Aptidões para a música são aproveitadas em aulas de flauta, violão, teclado e no coral da SAC. O programa A Voz da Amizade é um sucesso. Totalmente produzido e apresentado por deficientes visuais, o programa é veiculado diariamente no âmbito da instituição e tem revelado talentos.

    Em sala de Atividades da Vida Diária (AVD) o deficiente visual recebe orientações sobre higiene pessoal, utilização da cozinha, limpeza e arrumação da casa, colocação de toalhas, pratos e talheres, dentre outras dicas importantes para dar-lhes autonomia no dia a dia do lar.

    A Imprensa Braille Rosa Baquit mantida pela SAC, edita e encaderna todos os livros da escola, fazendo também a adaptação dos livros para os alunos de Visão Subnormal que constituem um ensino à parte. Por Visão Subnormal entende-se aquelas crianças de quem se aproveita o menor resíduo visual possível. São alunos que necessitam de recursos especiais para suprir seu déficit visual: lentes, luzes, lupas e telelupas, além de livros com caracteres aumentados.

    O Núcleo de Expansão da SAC assiste aos deficientes visuais em atividades profissionalizantes que são coordenadas por uma equipe interdisciplinar e promove semestralmente cursos de: Operador de Câmara Escura, Telefonia, Áudio Locução, Tapeçaria, Bijuteria, Empalhamento,  Empacotamento, Fabricação de Vassouras, Bengalas e DOSVOX (sistema de interface sonorizado especialmente desenvolvido para cegos pela Universidade do Rio de Janeiro que possibilita ao deficiente visual a utilização de microcomputadores integrando os mesmos na era da informática).

    Um convênio assinado com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos está proporcionando empregos a 12 deficientes visuais treinados pelo Curso de Telefonia. A gerência do regional do Ceará está satisfeita com os resultados.

    A cozinha bem aparelhada da SAC atende aos deficientes visuais tanto alunos como assistidos bem como aos funcionários da instituição. São fornecidas 5 (cinco) refeições por dia.

    A Sociedade de Assistência aos Cegos - SAC num esforço conjunto com: Correios / Associação Cearense de Rádio e Televisão - ACERT / Lions e Unimed, realizou o 1º Censo da Pessoa Cega, atividade pioneira nesse gênero que teve início no dia 07 de Maio/1996 ( dia da Saúde Ocular ) finalizando no dia 13 de Dezembro/1996 ( dia de Santa Luzia ). Nesse período foram catalogados 625 Cegos em todo estado do Ceará. Esses dados têm motivados a SAC num projeto de interiorização, que pretende descentralizar seus atendimentos educacionais e de prevenção para o interior do Ceará.

    Em mais de meio século de serviços prestados, a Sociedade de Assistência aos Cegos - SAC sabe que ainda há um longo caminho a percorrer. Por tudo que acabamos de relatar, demonstramos ser competentes em integrar a pessoa portadora de deficiência visual. Porém, buscamos na atualidade a transformação da visão compartimentalizada da deficiência, uma situação já resolvida pelo próprio cego que se aceita como é. Centrar o enfoque no homem é o caminho mais curto para reverter a realidade da discriminação. Porém, isto depende da solidariedade de todos nós. Este é o nosso maior desafio porque a fraternidade é o maior investimento do homem.


Volta

envie Mail para sac@sac.org.br