REAÇÃO INFLAMATÓRIA SEVERA PÓS-FACECTOMIA EM PACIENTE PREVIAMENTE TRATADO DE HANSENÍASE

de
Francisco Eurípedes Gomes Lima *
Fernando Antônio Mendes Furtado Lopes *
Tiago Bessa Almeida Gonçalves **
Karla Feitosa Ximenes Vasconcelos **
Alana Ferreira Gomes Dias **

* Médico oftalmologista da Sociedade de Assistência aos Cegos - SAC
** Residente de oftalmologia da Sociedade de Assistência aos Cegos - SAC


XV Simpósio Cearense de Oftalmologia
III Fórum de Saúde Ocular do Estado do Ceará

18 a 20 de novembro de 2004
Fortaleza - Ceará

Objetivo: Relatar um caso incomum de reação inflamatória em câmara anterior associada a opacificação de LIO seguida a facoemulsificação em paciente previamente tratado de hanseníase. Relato do caso: FRS, 40 anos, masculino, pardo, procedente de Fortaleza. Queixa Principal: Baixa acuidade visual pós-faco. História Clínica: Realizou facoemulsificação em OD há 3 meses e em OE há 03 semanas seguidas de implante de LIO PMMA peça única em AO. Chegou ao nosso ambulatório com queixa de persistência da baixa visual em AO e olho esquerdo vermelho. Doenças Prévias: tratado de hanseníase há 1 ano, forma dimorfa, tendo recebido alta ambulatorial. Atualmente apresenta seqüelas em membros inferiores (hipoestesia). Sem uso de medicação atualmente.

 

  

Exame oftalmológico: Acuidade visual OD 20/100 e OE conta dedos a 1 m. Biomicroscopia: OD- LIO tópica, câmara sem reação. OE- hiperemia conjuntival peri-límbica, células na câmara anterior (+2/4), bom movimento, “flare”, LIO com opacificações na superfície anterior e posterior. Vítreo anterior normal. PIO: OD 15mmHg e OE 16 mmHg.
Fundoscopia: OD- Nervo e mácula aparentemente normais. OE- difícil visualização por opacificação de meios. Papila com coloração aparentemente normal. Paciente foi conduzido como caso de uveíte anterior, fazendo uso de acetato de prednisolona 1%. Evoluiu com remissão da inflamação, porém com persistência da baixa acuidade em ambos os olhos. No momento, programada a retirada da LIO do OE. Caso em andamento.

Opacificação difusa da lente
Fig. 1 – Opacificação difusa
da lente

 Detalhe da opacificação nas duas faces da lente
Fig. 2 – Detalhe da opacificação
nas duas faces da lente

Conclusão: Trata-se de um caso incomum de reação inflamatória violenta em câmara anterior seguido a implante de LIO em paciente previamente tratado de hanseníase. Levantamos a hipótese de que outros casos com forte reação inflamatória em câmara anterior estejam relacionados com história pregressa de hanseníase não diagnosticada, entretanto há necessidade de estudos posteriores para que se chegue a esta conclusão.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC