O RETINOBLASTOMA E CONDIÇÕES SÓCIO - ECONÔMICAS E CULTURAIS

DE
Fernando Monte *
Alana Dias **
Andréa Couto **
Francisco Filho ***

* Médico oftalmologista da Sociedade de Assistência aos Cegos - SAC
** Residente de oftalmologia da Sociedade de Assistência aos Cegos - SAC
*** Acadêmico de Medicina


XXXIII Congresso Brasileiro de Oftalmologia

03 a 06 de setembro de 2005

Centro de Convenções do Ceará
Fortaleza - Ceará

          O retinoblastoma é o tumor intra-ocular maligno primário mais comum da infância. Corresponde à cerca de 3% de todos os cânceres da infância. A grande maioria se manifesta nos dois primeiros anos de vida com leucocoria em 60% dos casos.

O RETINOBLASTOMA E CONDIÇÕES SÓCIO - ECONÔMICAS E CULTURAIS

          Relato do caso: MPS, 2 anos, natural e procedente de Guaraciaba. Queixa principal: “pinta” branca no olho. História clínica: a mãe da criança relata que desde o nascimento a criança apresenta leucocoria e baixa visual no olho esquerdo (OE). Sem queixas no olho direito (OD). Ao exame; inspeção: proptose de 12mm não axial do OE, OD normal. Biomicroscopia: OD normal e OE: úlcera de córnea, hérnia de íris e exposição do conteúdo ocular. Mapeamento de retina: OD normal, OE impossibilitado. Tomografia das órbitas: massa envolvendo a retina do globo ocular esquerdo e parcialmente o espaço retrobulbar e a cavidade vítrea, medindo 4 cm com calcificação no seu interior que mede 1,5cm. A lesão determina proptose do globo ocular esquerdo, sem haver comprometimento ósseo. Há aumento de partes moles periorbitárias. Globo ocular direito e seus componentes íntegros. Há pan sinusiopatia. Como não foi possível fazer a fase contrastada, o diagnóstico pode se dar, em torno de duas patologias: retinoblastoma indiferenciado destruindo e invadindo as estruturas intra-oculares exteriorizando-as através do nervo ótico e também para o tecido orbitário. Encaminhamos a paciente para realizar terapia adjuvante.

O RETINOBLASTOMA E CONDIÇÕES SÓCIO - ECONÔMICAS E CULTURAIS

          Conclusão: Tal relato é de grande importância dada a raridade que se encontra o estágio de apresentação clínica desta patologia nas zonas mais desenvolvidas, mas não raro se encontra na nossa região. E fica a espera que se faça mais precocemente este diagnóstico.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC