AS DIFICULDADES APRESENTADAS PELA CRIANÇA CEGA CONGÊNITA NA CONSTRUÇÃO DA LINGUAGEM

de
Marcília Medeiros Pereira Carneiro
Fortaleza - Ceará - Brasil
Agosto de 1999


FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR
DIRETORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO
ESPECIALIZAÇÃO EM LINGUAGEM

RESUMO

    A elaboração deste trabalho tem como finalidade explicitar todas as dificuldades que uma criança precocemente desprovida da visão pode apresentar em elaborar a linguagem. Os pontos teóricos abordados aqui são pressupostos importantes para despertar a curiosidade dos profissionais pela Deficiência Visual, já que há uma evidência pela falta de interesse dos fonoaudiólogos pelo tema abordado. Além de uma revisão bibliográfica, realizou-se uma entrevista com os parentes das crianças cegas congênitas com o intuito de averigüar as limitações globais do deficiente visual que interferem na linguagem, juntamente com as principais características lingüísticas. Os resultados do estudo prático e a base empírica deram suporte a esta análise, sendo compatíveis com a fundamentação teórica, alcançando assim um saldo positivo.

- x - x - x-

Caro Internauta,

Caso você tenha interesse em estudar o trabalho acima, por favor mande um e-mail para nós (Webmaster da SAC), teremos o maior prazer em liberar a senha de descompressão dos arquivos abaixo para você gratuitamente.

A senha de descompressão do arquivo somente será enviada para os Internautas que se identificarem, por exemplo, informando o Nome, Unidade da Federação, Município, se é estudante, se é profissional e qual a área de atuação, qual entidade que estuda ou trabalha com telefone. Por favor, não esqueça de informar que você deseja a senha de descompressão do trabalho "AS DIFICULDADES APRESENTADAS PELA CRIANÇA CEGA CONGÊNITA NA CONSTRUÇÃO DA LINGUAGEM" da Dra. Marcília Medeiros Pereira Carneiro.

DOWNLOAD

Arquivo Tamanho Velocidade da placa
FAX/MODEM
Tempo
fono.arj   578.749 bytes 38400  ± 5 minutos

O programa de descompressão é o "ARJ.EXE" e use  a seguinte sintaxe para descomprimir o arquivo ".doc":

arj  e -g:***  fono
Lembre-se que os "***" equivalem a uma senha que deve ser solicitada por E-MAIL.
Após a descompressão deve ser usado o Microsoft Word 97 para abrir o arquivo.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC