SARCOMA DE KAPOSI OCULAR COMO MANIFESTAÇÃO INICIAL DE AIDS - RELATO DE CASO

de
Fernando A. L. Furtado*,
Flávio Landim de Sá**,
Gilmasa Daniele Freire Rios**


SBO
Sociedade Brasileira de Oftalmologia

Revista Brasileira de Oftalmologia
Volume 59 - número 7 - julho de 2000
ISSN 0034.7280
Páginas: 525 - 529

RESUMO

Objetivo: Chamar a atenção para a possibilidade do diagnóstico precoce da AIDS em pacientes cujo sítio inicial de surgimento da doença seja o olho, ressaltando também o fato do Sarcoma de Kaposi poder simular um hemangioma da pálpebra ou conjuntiva.

Local: Trabalho realizado no Serviço de Oftalmologia da Sociedade de Assistência aos Cegos, Fortaleza, Ceará.

Método: Relato de caso de um paciente jovem masculino no qual a primeira manifestação de AIDS foi o surgimento de um Sarcoma de Kaposi localizado na pálpebra inferior, e outro, na conjuntiva bulbar do olho direito.

Resultados: O exame oftalmológico completo não demonstrou alterações, exceto por duas lesões, uma localizada na pálpebra inferior e outra na conjuntiva bulbar do olho direito. O estudo histopatológico das lesões revelou tratarem-se de Sarcoma de Kaposi. Os exames laboratoriais do paciente indicaram a presença de infecção pelo vírus da AIDS.

Conclusão: Ainda que infreqüente, as manifestações oculares do Sarcoma de Kaposi podem ser o primeiro sinal de AIDS em pacientes sem qualquer manifestação sistêmica da doença e a valorização dessas lesões permitirá, ao médico, fazer o diagnóstico precoce de AIDS nesses casos.

 

*Médico Oftalmologista, Coordenador do Serviço de Uveítes da SAC.
**Médico residentes do 2º ano do Curso de Residência Médica em Oftalmologia da SAC.
Recebido para publicação em 05/05/00.

    - x - x - x-

    Caro Internauta,

    Caso você tenha interesse em estudar a matéria acima, procure adquirir a Revista Brasileira de Oftalmologia produzida pela SBO - Sociedade Brasileira de Oftalmologia. O site da SBO é:    http://www.sbo.org


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC