INFLUÊNCIA PALPEBRAL NA PRESSÃO INTRA-OCULAR (PIO)

de

Flávio Landim de Sá*,
Gilmasa Daniele Freire Rios*,
Fernando A. L. Furtado**


SBO
Sociedade Brasileira de Oftalmologia

Revista Brasileira de Oftalmologia
Volume 59 - número 8 - agosto de 2000
ISSN 0034.7280
Páginas: 551 - 556

RESUMO

Objetivo: Avaliar a influência de determinados tipos de pálpebras sobre a pressão intra-ocular (PIO).

Local: Serviço de Oftalmologia da Sociedade de Assistência aos Cegos, em Fortaleza, CE.

Método: A amostra foi constituída de 16 pacientes, perfazendo um total de 32 olhos, com PIO igual ou acima de 16mmHg em pelo menos uma das medidas e conformações palpebrais semelhantes. Foram realizadas medidas da PIO antes e após elevação da pálpebra superior, com fita adesiva, medidas da largura da fenda palpebral e medidas da função do músculo elevador da pálpebra superior. Utilizou-se o teste t de Student comparando-se as medidas antes e após elevação palpebral, separadamente em olho direito, olho esquerdo e ambos os olhos. 

Resultados: Do total de 32 olhos estudados, 28 olhos (87,5%) apresentaram diminuição da PIO após elevação da pálpebra superior, enquanto 4 olhos (12,5%) apresentaram aumento da PIO. Em todas as avaliações houve significância estatística (p < 0,05). As medidas da largura da fenda palpebral e função do músculo elevador da pálpebra superior foram compatíveis com a normalidade.

Conclusão: Embora baseado em uma amostra limitada (32 olhos), nosso trabalho mostra que determinados tipos de pálpebras parecem ter influência significativa sobre a PIO. Estudos posteriores são necessários para se avaliar a importância destes achados. Não encontramos relatos na literatura médica.

 

*Residentes de Oftalmologia do 2º ano da Sociedade de Assistência aos Cegos.
**Preceptor da Residência Médica de Oftalmologista da Sociedade de Assistência aos Cegos.
Recebido para publicação em 16/05/00.

    - x - x - x-

    Caro Internauta,

    Caso você tenha interesse em estudar a matéria acima, procure adquirir a Revista Brasileira de Oftalmologia produzida pela SBO - Sociedade Brasileira de Oftalmologia. O site da SBO é:    http://www.sbo.org


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC