MANUAL PRÁTICO DE APOIO E REFORÇO AO DESENVOLVIMENTO SENSÓRIO MOTOR NA
PRÉ-ESCOLA

de
Lisabeth Cléa Britto de Souza
Fortaleza - Ceará - Brasil
1998


APRESENTAÇÃO

    A elaboração deste manual visa auxiliar os professores em sala de aula, no ensino fundamental e particularmente no pré - escolar.

    Destacamos que o trabalho preventivo de desenvolvimento sensório - motor, é fundamental para o êxito de toda a aprendizagem.

    "Se pretendermos realmente alcançar uma reconstrução, o desenvolvimento das potencialidades humanas deve ser o objetivo da Educação" diz MARIA MONTESSORI. Em seu livro "Mentes Absorventes".

    A construção do desenvolvimento se dá por fases, a seguir:

    De 0 à 6 anos - fase em que se formam a inteligência e o complexo das faculdades psíquicas, por isso a mais importante da vida. Subdivide-se em duas fases: De 0 à 3 anos - a criança age por impulso, observa e absorve através dos sentimentos, identificando, introjetando e imitando. É o momento da formação do caráter. Cabe ao adulto ajudá-la, criar condições ideais, mas não ensinar. De 3 à 6 anos - a capacidade natural de absorção continua mas a criança se torna mais suscetível à aprendizagem sob influência do adulto. As funções criadas em seu sistema psíquico, na fase anterior evoluem, aperfeiçoa conquistas, manifesta consciência, memoriza e busca respostas no adulto.

    Vamos nos deter no período que vais de 0 à 6 anos. Quando a criança conquista conscientemente seu meio ambiente.

    A organização dos atos motores e da sua ação em geral, possui uma base estabelecida que parte do conhecimento do esquema corporal. Um ato motor organizado exige a formação de uma imagem motora. Essa é constituída pela interiorização do modelo do ato já realizado. Os esquemas motores só podem ser realizados a partir do esquema corporal e apoiando-se nele.

    A criança de 6 anos que não tiver adquirido uma boa noção de esquema corporal será desajeitada ou incoordenada. Esta incoordenação é somente uma manifestação do problema.

- x - x - x-

    Caro Internauta,

    Caso você tenha interesse em estudar o trabalho acima, por favor mande um e-mail para nós (Webmaster da SAC), teremos o maior prazer em liberar a senha de descompressão do arquivo abaixo para você gratuitamente.

    A senha de descompressão do arquivo somente será enviada para o Internauta que informar o Nome, Unidade da Federação, Município onde mora, se é estudante, se é profissional e qual a área de atuação, qual entidade que estuda ou trabalha com telefone. Por favor, não esqueça de informar que você deseja a senha de descompressão do trabalho "MANUAL PRÁTICO DE APOIO E REFORÇO AO DESENVOLVIMENTO SENSÓRIO MOTOR NA PRÉ-ESCOLA" da Dra. Lisabeth Cléa Britto de Souza.

DOWNLOAD

MANUAL.zip


Volta página principal  
Volta página anterior E-mail: sac@secrel.com.br