A INTERFERÊNCIA PSICOMOTORA NO APRENDIZADO ESCOLAR DA CRIANÇA CEGA

de
Vicente Matias Cristino
Fortaleza - Ceará - Brasil
Janeiro de 1998


FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR
Diretoria de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação
Curso de Especialização em Psicomotricidade

RESUMO

    Este trabalho mostrou que, quanto mais cedo introduzirmos crianças cegas nas atividades Psicomotoras, mais chances teremos de prevenir outras deficiências secundárias e despertamos para atividades prazerosas e espontâneas. Realizamos além de uma revisão bibliográfica, um trabalho de campo, que iniciou em janeiro de 1996, o qual tinha dois objetivos: primeiro, observar como as crianças andavam, sentavam na sala de aula, suas brincadeiras e se participavam de alguma atividade Psicomotora; segundo, aplicamos atividades onde as limitações Psicomotoras estavam bem visíveis, utilizando bolas, quadra, parques, pátio, piscina onde as crianças descobriam que poderiam superar suas limitações e alcançar o máximo das suas potencialidades através de suas experiências.

    Todas as atividades foram aplicadas a um grupo de trinta crianças, com faixa etária de 4 a 10 anos, que freqüentam regularmente a Sociedade de Assistência aos Cegos.

    Observamos que, todas as crianças que participaram das atividades, em menos de três meses, estavam andando, sentando, pulando com segurança. Em seis meses, estavam correndo com desenvoltura e ficando de cócoras. Em 1 ano e 6 meses de trabalho, estavam nadando e participando de atividades sozinhas ou de grupo no parque, como também em atividades dirigidas na piscina.

- x - x - x-

    Caro Internauta,

    Caso você tenha interesse em estudar o trabalho acima, por favor mande um e-mail para nós (Webmaster da SAC), teremos o maior prazer em liberar a senha de descompressão do arquivo abaixo para você gratuitamente.

    A senha de descompressão do arquivo somente será enviada para o Internauta que informar o Nome, Unidade da Federação, Município onde mora, se é estudante, se é profissional e qual a área de atuação, qual entidade que estuda ou trabalha com telefone. Por favor, não esqueça de informar que você deseja a senha de descompressão do trabalho "A INTERFERÊNCIA PSICOMOTORA NO APRENDIZADO ESCOLAR DA CRIANÇA CEGA" do Prof. Vicente Matias Cristino.

DOWNLOAD

CRICEG.zip


- x - x - x -

O TRABALHO FOI APRESENTADO

VII Congresso Brasileiro de Psicomotricidade
- 3 a 6 de setembro de 1998 - Fortaleza - Ceará - Brasil.

IV Encontro de Iniciação à Pesquisa
- 14 a 16 de setembro de 1998 - Fortaleza - Ceará - Brasil. Promovido pela Fundação Edson Queiroz e Universidade de Fortaleza.


Volta página principal  
Volta página anterior E-mail: sac@secrel.com.br