BIAGGIO MAZZEO


O artista Biaggio Mazzeo presenteia o Sociedade de Assistência aos Cegos - SAC com uma de suas obras, o primeiro selo no mundo impresso com características Braille e manda uma mensagem lida pelo seu muitíssimo amigo Dr. Gilberto Tenor nas comemorações dos 63 anos de existência desta casa

BLOCO PARA O CONGRESSO DE CEGOS REALIZADO EM SÃO PAULO

    Foi uma grande honra, para mim, a incumbência dos Correios do Brasil para que eu fizesse um projeto de selo para comemorar a 5ª. Assembléia Geral do Conselho Mundial para o Bem Estar do Cego, realizado em São Paulo em 1974.

    Já tenho feito umas cinco centenas de projetos de Carimbos Postais Comemorativos e 13 projetos de selos mas o que me causou maior emoção e alegria foi sem duvida o Bloco da 5ª. Assembléia Geral do Conselho Mundial para o Bem Estar do Cego.

    Já havia feito alguns esboços para o trabalho quando resolvi, antes de partir para a arte final, ir até a Imprensa Braille, em Vila Prudente, aqui em São Paulo para sentir mais de perto o mundo e o  "modus vivendi"  dos deficientes visuais.

    Chegando lá com alguns projetos, fui muito bem recebido e dialogávamos sobre as atividades dos deficientes visuais já que lá era uma casa que tinha inúmeras ocupações para eles, inclusive a impressão de livros em "Braille". Por acaso estava ao lado de um funcionário que escrevia numa máquina especializada para a gravação de caracteres em "Braille".

    Por um momento ocorreu-me solicitar do meu interlocutor a possibilidade de gravar alguma coisa em "Braille" no meu projeto. De imediato o funcionário se pôs à minha disposição e eu solicitei que gravasse o valor do "bloco" a sigla em francês e inglês da Organização Mundial dos Deficientes Visuais e a legenda "O Cego é um cidadão participante".

Biaggio Mazzeo - Filatelista

    Passado o projeto às minhas mãos me emocionei pois como era meu desejo estava fazendo um projeto em que o deficiente visual pudesse ler a mensagem. A emoção maior estava para vir. Nesse meio tempo, aponta na Oficina de Trabalho que estávamos e que tinha quase uns 50 metros de comprimento, um deficiente que adentrava o recinto com aquela desenvoltura inacreditável. O meu interlocutor chama pelo nome o amigo que estava chegando e pedia que se aproximasse. Estando já junto a nós foi-lhe oferecido o projeto que tinha feito sem que se lhe falasse nada. Ele tomou o projeto em suas mãos e imediatamente começou a passar os dedos por cima do trabalho. Leu inicialmente o valor do "bloco" em seguida leu as siglas da entidade internacional em inglês e francês, sem ainda saber do que se tratava. Mas, ao colocar a mão na parte inferior do "bloco" pode ler, numa velocidade incrível a legenda "O cego é um cidadão participante".

    Naquele momento estava se concretizando o maior feito de toda a minha carreira na filatelia.

    Entregue a "arte final" fomos para a reunião anual dos Correios do Brasil em que se aprovaria a relação dos selos a serem emitidos no ano seguinte inclusive o projeto do "Bloco da 5ª. Assembléia". O projeto foi aprovado por unanimidade mas surgiu um grande problema qual seja o de que nunca se havia feito uma emissão com caracteres em "Braille". Para dirimir o impasse, deliberou-se consultar a Imprensa "Benjamin Constant", do Rio de Janeiro, editora de livros em "Braille". O pedido dos Correios foi acatado pela "Benjamin Constant" que se prontificou a gravar todas as legendas em "Braille". Os Correios do Brasil imprimiram os blocos e os remeteram ao Rio de Janeiro onde a Imprensa "Benjamin Constant" executou a gravação em "Braille".

    A grande primazia era de que pela primeira vez no mundo se fazia um selo com legendas em "Braille". Este privilégio coube ao Brasil e a mim a honra de ter criado um selo inédito na filatelia mundial. Posteriormente o Brasil fez mais uma emissão e também outros países do mundo seguiram o mesmo caminho para meu orgulho.

    É pois, com uma alegria imensa, que por intermédio do nosso querido amigo Gilberto Tenor, estou enviando alguns exemplares autografados do "Bloco" para o patrimônio da entidade congênere de Fortaleza, no Ceará.

    Em adendo, informo que por ocasião da emissão do bloco no Brasil este foi apresentado e muito elogiado na Câmara dos Comuns da Inglaterra.

São Paulo - SP, 19 de Setembro de 2005

Biaggio Mazzeo
Filatelista

Bloco Comemorativo a 5ª Assembléia Geral do Conselho Mundial, realizada em São Paulo, no período de 5 a 16 de agosto de 1974.

1° selo do mundo a ser impresso com características em braille.

Recebeu votos de louvor do Parlamento Britânico.

1° selo do mundo a ser impresso com características em braille


 
  DETALHES TÉCNICOS:
Edital: Nº 13
Desenho: Biaggio Mazzeo
Processo de Impressão: Off-set
Papel: Fosforescente
Emissão: 500.000 - Cr$ 1,30
Picotagem: 11 1/2
Dimensões do bloco: 87 x 125 mm
Dimensões do picote: 57 x 38 mm
Data da emissão: 7 agosto de 1974
Impressão: Casa da Moeda do Brasil

Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC