Símbolo da Câmara Municipal de Fortaleza

Câmara Municipal de Fortaleza
http://www.cmfor.ce.gov.br

Data da Sessão: 20/09/2017

Câmara realiza Sessão Solene em comemoração ao 75 anos da Sociedade de Assistência aos Cegos

Foto da Câmara Municipal de Fortaleza

 

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou Sessão Solene nesta quarta-feira (20), em comemoração ao aniversário de 75 anos da Sociedade de Assistência aos Cegos, conhecida como Instituto dos Cegos. A homenagem foi proposta através do requerimento 2278/2017 de autoria da vereadora Larissa Gaspar (PPL), aprovado por unanimidade pela Casa Legislativa. A sessão foi presidida pela vereadora Larissa Gaspar, no ato representando o Presidente da CMFor, vereador Salmito Filho (PDT).

A mesa foi formada pelas seguintes personalidades: Josélia Almeida, vice-presidente da Sociedade de Assistência aos Cegos, representando a presidente da Instituição, Maria Lizélia Sá de Almeida; Paulo Roberto Cândido de Oliveira, presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Fortaleza e pelo Vereador Eron Moreira

Em sua saudação aos presentes, a vereadora Larissa Gaspar disse sentir-se honrada em realizar a sessão com a presença de tantas pessoas que contribuem e contribuíram com a instituição. “No Brasil existem 600 mil pessoas cegas e 6 milhões com baixa visão. Se existisse um tratamento mais disseminado, esses números poderiam reduzir em cerca de 80% os casos de cegueira, por isso, é preciso mais recursos para a prevenção. Temos que garantir que as pessoas consigam conviver com a graça de enxergar e se não for possível, que tenham o tratamento melhor. No mundo são entre 40 a 42 milhões de pessoas cegas e mais de 100 milhões tem restrições na visão. São números assustadores que nos leva a pensar onde o poder público está falhando, e quais saídas para reverter essa situação”, disse.

Para ela, é necessário ter mais investimentos nesse sentido. “O Instituto conta com um trabalho no ensino infantil, e fundamental, sala de readaptação, com música, esporte, artes, qualificação profissional, entre outras atividades, mostrando que as pessoas cegas podem ter dignidade. O Instituto Hélio Góes, que é uma escola inclusiva, orienta o cego sobre as atividades da vida diária, conta ainda com oficinas de informática, artes e ofícios, aulas de música, apoio pedagógico, uma biblioteca braile e estimulação visual e terapia ocupacional. A Biblioteca de Braile, está disponível a todas pessoas com deficiência visual” pontuou. Conforme a vereadora, em razão do aniversário da Sociedade, está sendo realizada diversas iniciativas, durante a Semana Social a Pessoa Cega, que se encerrará na sexta-feira.

O vereador Eron Moreira disse que não poderia deixar de homenagear uma das pessoas mais importantes no tratamento dos cegos – o Doutor Waldo Pessoa e Almeida. “Eu fui convidado quando conclui o curso para trabalhar no Instituto, por ele, e lá foi minha escola, onde aprendi muito. Como vereador, não poderia deixar de dar minha contribuição. Homenageio na pessoa da dona Josélia. Estou entrando com um projeto que cria a Medalha Valdo Pessoa, que vai homenagear três pessoas médicas e três pessoas não médicas que tenham relevantes serviços prestados aos deficientes visuais. Essas pessoas serão escolhidas pela Comissão de Saúde, conselhos e pela Secretaria de Saúde. Cada entidade indicará seis nomes e o colegiado escolherá os homenageados. Não poderia passar por essa casa sem homenagear o dr. Valdo, pois foi uma pessoa ímpar, caridosa e que muito fez pelas pessoas com deficiência, deixando a semente da solidariedade”, finalizou.

O orador seguinte foi o representante do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Paulo Roberto Cândido de Oliveira. Ele elogiou a proposta do vereador Eron Moreira, afirmando ser uma grande lembrança criar a homenagem, pois Valdo Pessoa foi um homem de grandes ideais. “Apesar de ter sido chamado como representante do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, eu quero me colocar como engenheiro eletricista que teve uma deficiência na visão e foi auxiliado pela Sociedade de Assistência aos Cegos. A instituição me recebeu muito bem e me auxiliou a ter uma melhor qualidade de vida. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa instituição há mais de 20 anos, mas sempre que entro lá minha energia se renova para novos projetos. Todos que chegam lá encontram o melhor de acolhimento e o melhor lugar para caminhar na vida e nos novos projetos. Parabenizo a vereadora Larissa Gaspar, uma força jovem que traz essa solidariedade a Casa do Povo”, concluiu.

Em seguida aconteceu uma apresentação musical de alunos da Sociedade que apresentaram a música Pense e Dance, do cantor Frejat. Ato contínuo foi entregue um certificado de participação presencial em comemoração ao aniversário de 75 anos da Sociedade do Instituto de Assistência aos Cegos, para a vice-presidente do Instituto, Josélia Almeida, representando a presidente da Sociedade, Maria Lizélia Sá de Almeida.

“Agradeço muitíssimo a essa homenagem e fiquei muito emocionada com essa medalha proposta pelo vereador Eron. Quero homenagear os professores, coordenadores, médicos e os alunos e dizer da importância dessa homenagem. Estou representando minha irmã que está adoentada, queria dizer que é muito importante esse reconhecimento. Me perguntaram o que a Sociedade de Assistência aos Cegos faz e eu respondi, que ensina a ver o mundo; E o que é ver o mundo? É assistir essas pessoas dentro de um tripé que é importantíssimo- educação, socialização e a profissionalização”, disse Josélia.

“Sustentada nesse tripé, é que a sociedade investe nas pessoas que nos procuram, tanto na educação, quanto na área de saúde, por pessoas que adoecem. A escola é a nossa grande parceira a que, quero agradecer muito, pois sem ela esse trabalho não seria possível. Agradeço também a ajuda dos médicos que auxiliam a manter àquela casa. Quero agradecer a todos e convido a vereadora Larissa para conhecer mais de perto nosso trabalho o dia a dia. Obrigado a todos e meu grande abraço!’

Histórico

A Sociedade de Assistência aos Cegos foi fundada em 19 de setembro de 1942. É uma sociedade civil sem fins lucrativos, que atua nas áreas de educação, saúde, profissionalização e inserção social do deficiente visual. É uma entidade filantrópica do terceiro setor, que adotou um modelo administrativo de autossustentação, com os recursos advindos do setor de saúde, mantendo os outros setores que atuam na educação inclusiva e na reabilitação de pessoas cegas e de baixa visão.

O trabalho desenvolvido pela instituição é de grande relevância social, tendo em vista que, com uma abordagem da problemática da cegueira nos aspectos biopsicossociais, a SAC promove uma perfeita integração do deficiente visual na sociedade. Na escola, atende desde a educação infantil ao ensino fundamental completo. Possui salas de reabilitação, onde atende pessoas adultas que cegaram ou estão em processo de perda da visão.

Também realiza atendimentos diferenciados com aulas de informática, dança, música, artes e ofícios, natação, judô, yoga e aulas de Orientação e Mobilidade que reabilita as pessoas no seu ir e vir com autonomia e segurança. Ademais, mantém uma assistência social com equipe multidisciplinar que trabalha na prevenção à cegueira e o desenvolvimento global do aluno, bem como no processo de profissionalização e desenvolvimento da cidadania para o deficiente visual, abrindo-lhe as portas do mercado de trabalho.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC