Imagem CIDADE do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Quarta-feira - 16-02-2000
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.diariodonordeste.com.br
Lançada cartilha em braille


    Durante as comemorações do centenário de nascimento do médico Hélio Góes Ferreira, a Sociedade de Assistência aos Cegos, lançou em braille a transcrição da cartilha “Vamos Conhecer o Tribunal e Nossos Juizes” criada e escrita pela presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Águeda Passos Rodrigues.

    A cartilha, em texto explicativo, se propõe a levar à população informações sobre o poder Judiciário, através da linguagem simples, auxiliada por ilustrações que facilitam sua compreensão. “Agora os deficientes visuais também terão acesso a essa cartilha. É mais um ato de cidadania”, destacou Josélia Almeida, presidente da SAC.

Foto do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
A cartilha trata sobre o judiciário

    Incentivadoras do projeto, presentes à solenidade, as juízas Sérgia Miranda, da 19ª Vara Cível e Vilalba Lopes, da 5ª Vara da Fazenda Pública, salientaram o acesso dos portadores de deficiência visual à comunicação, através de mecanismos como a cartilha. “A partir desse momento, eles também passam a ter acesso ao conhecimento de como funciona o poder Judiciário”, destacou Sérgia Miranda.A publicação, considerada a primeira de informações jurídicas em braille do Brasil, saiu com uma tiragem inicial de cem exemplares e foi transcrita pela Imprensa Braille Rosa Baquit de propriedade da Sociedade dos Cegos. A imprensa braille da instituição também é pioneira na edição diária para cegos, dos dois maiores jornais de circulação no Estado.

    “O Diário do Nordeste é o grande parceiro de todos os dias. Com a transcrição do jornal nossos assistidos têm as mesmas oportunidades de informação que o restante da população”, ressaltou Josélia Almeida.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC