Imagem CIDADE do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Terça-feira - 25-04-2000
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.diariodonordeste.com.br
ONG doa oito mil óculos para o Instituto dos Cegos


    A ONG Medicus Mundi Bizkaia, sediada em Bilbao, no país Basco espanhol, acaba de doar à Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC-CE), mais conhecida como Instituto dos Cegos, oito mil pares de óculos para serem distribuídos pela instituição aos usuários. Segundo Marcela Bragatto, que é voluntária da Pró-Visão, instituição correspondente à SAC-CE, que atua há 15 anos em São José dos Campos, São Paulo, o material doado foi recolhido através de campanha realizada em todo o território espanhol pela General Optica, através de um desconto especial ao cliente que doasse seus óculos velhos na compra de um novo. A empresa Guascor, de São Paulo, responsabilizou-se pelo transporte do material doado, que inclui também quatro móveis com gaveta, três lâmpadas com suporte para sala de operação e uma bomba d'água.

Foto do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Estoque com os oito mil pares de óculos:
doações para o Instituto

    Marcela destaca o conceito de trabalho da SAC-CE, que, segundo ela, tornou-se o modelo objetivo do Instituto de Prevenção e Reabilitação do Cego — Pró-Visão. Ela explica que a organização Basca levou adiante o projeto de construção de um Hospital Oftalmológico, já concluído, e estendeu a ajuda para material e equipamentos necessários ao empreendimento. “Apesar de apoiar vários projetos beneficentes pelo mundo, na área de oftalmologia apenas o Brasil é beneficiado. O objetivo da Medicus Mundi, além de colaborar com o projeto, é incentivar a participação local do Governo, empresas e população”, diz Marcela.

    A presidente da SAC-CE, Maria Josélia Sá e Almeida, disse que os óculos serão distribuídos com critério, mas sem burocracia, a todas as pessoas carentes usuárias da SAC-CE. O diretor de saúde da instituição, Valdo Pessoa de Almeida, orgulha-se de que estão tendo reconhecimento internacional com essa doação e espera que os empresários cearenses sigam o exemplo.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC