Imagem CIDADE do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Sábado - 10-06-2000
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.diariodonordeste.com.br
Postos ainda recebem inscrições para cirurgia


    Os postos de saúde e clinicas oftalmológicas de Fortaleza e cidades do interior credenciadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), continuam recebendo inscrições gratuitas para a campanha de cirurgias eletivas de catarata, iniciadas no ano passado e que realizou 22.128 cirurgias através de 53 clínicas oftalmológicas em 30 municípios cearenses.

    Segundo a gerente da Célula de Atendimento ao Idoso da Secretaria de Saúde do Estado, Sandra Solange, os pacientes devem procurar inicialmente unidades de saúde dos seus municípios para que seja verificada a necessidade de cirurgia. Em seguida será definido o local do procedimento.

    No Ceará, além de Fortaleza, outras 29 cidades estão aptas a realizarem as operações, que consiste numa raspagem do cristalino (menina dos olhos) e colocação de uma lente. A operação é tão simples que o paciente, duas horas depois recebe alta e dentro de uma semana pode retornar ao trabalho.

    Solange frisa que, antes da cirurgia, o paciente passa por um médico oftalmologista que vai solicitar exames pré-operatórios. Observa que pessoas de qualquer município podem participar da campanha.

    No Estado do Ceará serão 1.970 cirurgias por mês. Para este ano serão atendidos também os pacientes que não tiveram oportunidade de se operar no ano passado e as que só puderam fazer a cirurgia de um olho, poderão dar continuidade ao tratamento. Segundo dados do Ministério da Saúde, 50% dos casos de cegueira por catarata são evitáveis. O problema atinge sobretudo as pessoas da terceira idade.

    Em Fortaleza já estão credenciadas para realizarem as cirurgias, as seguintes unidades de saúde: Hospital das Clínicas Walter Cantídio, Clínica de Olhos Leiria de Andrade, Clínica Doutor José Nilson, Instituto de Oftalmologia de Parangaba, Instituto de Oftalmologia do Pirambu, Instituto dos Cegos do Ceará, Hospital Geral de Fortaleza, Santa Casa de Misericórdia e Clínica Oftalmológica Hyder Carneiro.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC