Imagem CIDADE do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Domingo - 21-05-2000
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.diariodonordeste.com.br
XIII Ação Global beneficia população de Maracanaú


    Em Maracanaú, o dia de ontem foi marcado por prestação de serviços, atividades educativas e atrações culturais. Foi a XIII Ação Global, realizada pelo Serviço Social da Indústria (Sesi/Ce) e a Televisão Verdes Mares, com apoio da Prefeitura de Maracanaú. O evento aconteceu, das 8 às 17 horas, no Centro de Atividades Albano Franco e no Clube de Parceria e beneficiou cerca de 20 mil pessoas.

    O objetivo da Ação Global foi a prestação de serviços capazes de produzir impactos significativos no atendimento às necessidades das comunidades. E a escolha e a elaboração dos mesmos foram respaldadas por levantamentos das necessidades apontadas em reuniões feitas com os representantes e líderes comunitários locais.

    Foram realizados aproximadamente 150 mil atendimentos à população, que teve a sua disposição uma grande variedade de serviços. Além dos já característicos atendimentos disponibilizados para a comunidade, na área de saúde, educação, documentação e outros, foram realizados gratuitamente 50 casamentos civis, com direito a bolo e tudo. Durante todo o dia, foram oferecidos cursos rápidos de eletricidade, cortes de cabelo, encaminhamento jurídico, informações sobre benefícios sociais. Foram feitas também doações de sangue, campanhas de saúde, entre outras atividades.

    Outro destaque dessa edição ficou por conta da ênfase dada à Saúde Ocupacional. Foi desenvolvido um amplo trabalho educativo sobre esse tema, com a realização de explanações sobre Saúde do Trabalhador e Segurança no Trabalho e demonstrações de Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Esses aparatos de segurança foram expostos durante a Ação Global, como forma de sensibilizar os empresários para a importância da utilização desses meios preventivos.

    Na Saúde, o serviço mais procurado pela comunidade foi o oftalmológico, desenvolvidos pelo Instituto dos Cegos, Instituto de Oftalmologia do Pirambu e Homa Oftalmologia. A coordenadora do evento, Maria do Carmo Aguiar, acredita que a maior demanda por esse serviço específico deve-se a cobertura das outras áreas de saúde feita pelo próprio Município. Mas, os atendimentos médicos foram bem variados. Entre eles estavam clínica geral, ginecologia, pediatria, dermatologia e outros. O atendimento odontológico disponibilizou, ainda, aplicação de flúor e prevenção de câncer de boca.

    No que se refere à documentação, a população pôde tirar carteira de identidade, CPF, folha corrida e carteira de trabalho, entre outros. Uma média de mil carteiras de identidade foram emitidas durante a Ação Global. As pessoas com mais de 65 anos também tiveram a oportunidade de adquirirem a carteira do idoso para ônibus e trem.

    Já na parte de cultura e lazer, aconteceram jogos de futebol soçaite, voleibol, futebol de salão, natação e ginástica. Foram realizadas apresentações artísticas, arte em movimento, danças, oficinas de artes, bandas de música e grupos folclóricos. No encerramento, houve um show com a Banda Timidez do Forró.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC