Imagem CIDADE do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Quarta-feira - 06-09-2000
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.diariodonordeste.com.br
Alunos do Instituto dos Cegos pedem cidadania


    Duzentos e sessenta crianças e adolescentes formam hoje a escola do Instituto dos Cegos Hélio Góes Ferreira. Fundada em 1957 - por Hélio Góes, juntamente com o padre Arquimedes Bruno e o desembargador Eugenio Rocha - a escola funciona ao lado do instituto que leva o mesmo nome e atende crianças e adolescentes portadores de deficiência visual.

    A escola participa do desfile na Avenida Bezerra de Menezes há 26 anos. Este ano, a marcha teve como tema principal os 500 anos do Brasil, além de mensagens de paz e cidadania, explica o diretor de Saúde da Sociedade de Assistência aos Cegos, Waldo Pessoa. “É uma maneira de mostrar que o portador de deficiência visual também é cidadão”.

Foto do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Os meninos portadores de deficiência e Dr. Waldo Pessoa


    Depois do desfile, os alunos voltaram para a escola, com muita animação. Muitos estavam desfilando pela primeira vez. Como a estudante Luzia Oliveira, de 17 anos. “Foi muito bom. Gostei bastante”, disse a menina.

    Portadora de deficiência visual, Luzia (que leva o nome da santa protetora da visão), dividia os risos e a empolgação com os amigos Marília, Charles e Alberto, todos de 16 anos e também alunos da instituição. “Deu muito trabalho para a organização. Mas, no final, tudo saiu muito bonito”, afirmou Auxiliadora de Brito, outra aluna do Instituto.

Esclarecimento da SAC:
A notícia acima apresenta a data de fundação do Instituto dos Cegos errada. O Instituto dos Cegos Dr. Hélio Góes Ferreira foi o fundado em 1942 com o nome de Instituto dos Cegos do Ceará.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC