Imagem CIDADE do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Terça-feira - 05-12-2000
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.diariodonordeste.com.br
Cegos conhecem esculturas de Rodin pelo toque


     Proporcionar às pessoas portadoras de necessidades especiais o contato com as artes. Seguindo essa idéia, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura recebeu ontem dezenas de crianças e adultos com algum tipo de deficiência para conhecer as esculturas do francês Auguste Rodin. A Escola do Instituto dos Cegos levou 45 alunos, entre crianças, jovens e adultos, para apreciar o acervo que estará aberto à visitação pública até o dia 31 de dezembro no Museu de Arte Contemporânea. Os deficientes visuais tiveram o privilégio de tocar nas 27 esculturas, dentre elas "O beijo" e "O Pensador".

     Para a deficiente visual Luzilane Pessoa, 29 anos, que visita pela primeira vez uma exposição de arte, a idéia de levar os alunos é tão boa que deveria ter acontecido há mais tempo. A sua colega Macela Almeida, 11 anos, também pôde tocar as esculturas. Diz que a peça que mais lhe agradou foi "Balzac", que retrata o romancista francês do século XIX.

Foto do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
A Escola do Instituto dos Cegos levou 45 alunos,
entre crianças, jovens e adultos, para apreciar
o acervo. A idéia é proporcionar às pessoas
portadoras de necessidades especiais o
contato com as artes.

     Conforme Gutilene Sousa, coordenadora da Escola do Instituto dos Cegos, participar de mostras sempre alegra os alunos. "Tentamos dar a eles uma vida igual a de qualquer pessoa", explica. Muitos dos alunos nunca enxergaram, mas possuem sensibilidade para captar pelo tato a forma e a expressão de uma escultura.

Foto do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE

     De acordo com Pádua Araújo, presidente do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, os próximos convidados a visitarem o espaço serão os velhinhos do Lar Torres de Melo, na segunda-feira. Essas visitas agendadas acontecem das 14 às 18 horas. Para ele, convidar alguns segmentos da população para o museu é uma forma de dar oportunidade a essas pessoas. "O efeito social dessa exposição vai ser medido pela capacidade de atrair o maior número de pessoas", afirma.

     Ele contabiliza um público visitante de 8.900 pessoal, de quinta-feira a domingo. Somente no domingo foi registrada uma média de 2000 visitantes, o que é considerado um record em visitação de museus locais. A expectativa é de que até o dia 31 de dezembro 100 mil pessoas tenham conferido a mostra.

     Serviço: A exposição de esculturas e fotografias de Rodin no Museu de Arte Contemporânea do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Entrada: R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (meia). Domingo é grátis. De terça a domingo, das 10 às 22 horas. Informações: 0800.850040.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC