Imagem CIDADE do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Terça-feira - 08-05-2001
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.diariodonordeste.com.br
Sociedade dos Cegos inaugura nova unidade oftalmológica


     Com investimento de R$ 2,5 milhões da Sociedade de Assistência aos Cegos (Sac), foi inaugurada a nova sede da Unidade Oftalmológica Iêda Otoch Baquit. A clínica que antes contava com quatro consultórios agora passa a ter 16 salas para procedimentos especiais e 8 consultórios, além da residência médica credenciada pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e Ministério da Educação e Cultura (Mec). A finalidade da nova sede é aprimorar o atendimento ao portador de deficiência visual, principalmente a criança carente.

Foto do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
O monsenhor Oscar fez a bênção das novas instalações que contará agora com 16 salas e oito consultórios

     A solenidade de abertura contou com a presença do vice-governador Beni Veras, senador Lúcio Alcântara (PSDB/CE), general Torres de Melo, diretoria da Sac, monsenhor Oscar, oftalmologistas locais e pacientes assistidos pela entidade. Segundo o diretor de saúde da Sac, Waldo Pessoa, a clínica acrescentará ao Ceará “medicina de 1 mundo”, com equipamentos vindos inclusive do Japão. O atendimento particular, por convênio ou pelo Sistema Único de Saúde (Sus) será feito por 36 médicos. De acordo com o diretor, a nova unidade atenderá cerca de 300 pessoas por dia. Segundo Waldo Pessoa, por semana a Sociedade, que existe há 58 anos, recebe cerca de 12 novas crianças cegas.

     A diretora presidente da Sociedade, Josélia Almeida, ressalta que a unidade fará parte do trabalho de “educação, socialização e prevenção da cegueira”. De acordo com Waldo Pessoa, “todo o superávit da clínica é gasto na escola profissionalizante do Instituto dos Cegos e no banco de olhos que a Sac mantém. Assim, as pessoas estarão contribuindo para uma trabalho filantrópico da maior seriedade”.

     A escola atende 140 alunos com aulas de esporte, orientação e mobilidade, além de cursos profissionalizantes como telemarketing, bijuteria, locução de rádio e computação. A edição e encadernação de livros, revistas e impressos em geral, e a publicação diária dos jornais locais é feita em Braille. Aliás, até as contas mensais de energia elétrica das residências dos deficientes visuais é feita por uma das duas únicas prensas do tipo que existem no Brasil, a outra está em Belo Horizonte (MG). A unidade fica na Rua Padre Anchieta, 1400.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC