Imagem INFORMÁTICA do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Segunda-feira - 04-06-2001
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.diariodonordeste.com.br
Tecnologia para usuários especiais


Baixar um arquivo da Internet, digitar um texto, enviar um e-mail, ler o conteúdo de um site... Estas são algumas das atividades freqüentes no dia-a-dia de muitos.

Foto do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Graças a algumas soluções em software e
hardware, pessoas com deficiência motora
e visual já podem utilizar o computador
em várias atividades

      Utilizar o computador para realizar tarefas e ter acesso a informações é algo fácil e rotineiro para milhões de pessoas usuárias de informática em todo o mundo neste início do século XXI. Porém, para outros milhares de pessoas, empecilhos que vão além do baixo poder aquisitivo as deixam à margem dos benefícios da tecnologia e até do mercado de trabalho. Utilizar o teclado de um computador, visualizar e clicar em um determinado ponto da tela de um micro não é uma missão quase impossível para muitos portadores de deficiência física. Mas graças à tecnologia e à iniciativa de alguns profissionais pesquisadores, esse quadro está sendo revertido em favor desses novos usuários especiais.

     No Brasil, um exemplo de iniciativa que supera as dificuldades e coloca pessoas portadoras de limitações físicas em contato com a tecnologia, o mercado de trabalho e a própria sociedade é a Rede Saci (Solidariedade, Apoio, Comunicação e Informação). A entidade é uma rede que utiliza a Internet para facilitar a comunicação e a difusão de informações sobre deficiência, visando estimular a inclusão social, a melhoria da qualidade de vida e o exercício da cidadania dos portadores de deficiência. A Rede Saci foi criada pela Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Rede Nacional de Pesquisa (RNP) e o Instituto Amankay.

     Perseguindo esse seu objetivo, a Rede Saci já chegou a desenvolver algumas soluções que permitem que os portadores de deficiência se tornem usuários de computador e tenham acesso à Internet. A entidade desenvolveu um conjunto de software e hardware, batizado de Kit Saci 1, que permite que deficientes visuais utilizem o computador e tenham acesso à Internet. Outra solução, o Kit Saci 2, é voltada para pessoas com dificuldades motoras. Os programas são em português e podem ser utilizados até por quem nunca operaram um computador antes. Todo o software é oferecido gratuitamente — para adquirir basta fazer o download pela Internet no site da entidade (www.saci.org.br). A Rede Saci também disponibiliza aos seus usuários o suporte técnico gratuito por e-mail e dois manuais.

     No caso dos deficientes visuais, eles podem utilizar o DOSVOX, um sistema composto por 60 programas (leia box abaixo), criado em 1993 pelo Núcleo de Computação Eletrônica (NCE), da UFRJ. ‘‘Os programas utilizam uma interface sonorizada e interagem com o usuário’’, diz Paulo Roberto Cândido, instrutor de DOSVOX da Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC) de Fortaleza (leia box abaixo). Para os portadores de deficiência motora, a grande novidade é o ‘‘Teclado Amigo’’, resultado do projeto coordenado pelo professor José Antônio Borges e sua equipe do NCE. Por meio de um dispositivo acoplado à qualquer parte móvel do corpo do usuário, o ‘‘Teclado Amigo’’ proporciona o acesso ao micro. Entre os programas incluídos no Kit Saci 2 estão um editor de texto e uma calculadora. A inclusão de um programa de e-mails e de navegação na Internet também está sendo estudada pela equipe do NCE.

     Para utilizar o Kit Saci 2, basta que o usuário tenha domínio de apenas uma parte do corpo. O movimento de um dedo, o abrir e fechar dos olhos ou um simples sopro é o suficiente para acionar um dispositivo que pode ser adaptado ao mouse. Desta forma, o sistema torna possível o uso do computador por tetraplégicos, pessoas que perderam os membros superiores ou o controle das mãos e portadores de alguns tipos de paralisia cerebral, entre outros. A Rede Saci pretende desenvolver outros kits que vão permitir o uso do computador por pessoas incapazes de exercer um controle menos preciso do corpo. O novo kit será útil para os portadores de paralisia cerebral com movimentos espásticos (atenóides).

Instituição treina 180 deficientes visuais

Foto do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
O instrutor Paulo Roberto, da Sociedade
de
Assistência aos Cegos, ao lado da
aluna Carlizeth

     No Ceará, a experiência na capacitação de deficientes visuais para o uso da informática já é realizada desde 1996. A Sociedade de Assistência aos Cegos, em Fortaleza (SAC), utiliza a informática como uma aliada na educação e profissionalização dos deficientes visuais. Atualmente, passam por treinamento no laboratório de informática da instituição cerca de 180 pessoas cegas.

     Utilizando o sistema operacional DOSVOX, criado pelo professor José Antônio Borges, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, os deficientes visuais da SAC de Fortaleza podem editar textos, navegar pela Internet e até utilizar jogos no computador. ‘‘Isso para muita gente já parece obsoleto, mas para nós é uma tecnologia de ponta’’, afirma o instrutor de informática da Sociedade de Assistência aos Cegos, Paulo Roberto Cândido de Oliveira. Na opinião do instrutor, aquilo que parece de última geração no campo da informática pode ser inútil para quem não tem a visão. Ao mesmo tempo, aquilo que parece obsoleto aos olhos de muitos usuários acostumados com a tecnologia pode ser a ferramenta mais avançada para quem possui limitações. Para Roberto Cândido, esta solução tem uma importância fundamental na vida de todos os deficientes visuais que a conhecem. ‘‘Eles passam a utilizar o computador sem depender de ninguém. Com isso, tivemos um ganho pedagógico e até psicológico, pois traz auto-estima ao aluno. O deficiente visual agora pode agora falar de informática’’, comenta o instrutor.

     O valor da informática na vida dos usuários especiais pode ser sentido em seus próprios depoimentos. Para Maria Carlizeth da Silva, 27 anos, deficiente visual da SAC de Fortaleza que já trabalha com informática há três anos, ‘‘o fato de poder trabalhar com arquivos, editar textos, imprimir, significa um grande avanço’’. ‘‘A informática é de grande importância para nós porque abre os nosso horizontes’’, afirma.

     Outras provas práticas do que a informática pode representar na vida dos portadores de deficiência podem ser encontradas em sites sobre o tema desenvolvidos pelos próprios ‘‘usuários especiais’’. No site da Rede Saci (www.saci.org.br), escolhendo a opção ‘‘Usuários’’, o internauta poderá ler depoimentos e acessar sites pessoais dos portadores de deficiência.

O que o DOSVOX oferece

     O Kit Saci 1, distribuído gratuitamente para portadores de deficiência visual, vem com o sistema operacional DOSVOX e uma série de outros programas. Este sistema foi desenvolvido na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pelo professor José Antônio dos Santos Borges. A solução encontrada pelo professor tinha o objetivo de auxiliar o aluno cego Marcelo Pimentel para que o mesmo tivesse condições de continuar seu curso superior de informática. Com o passar do tempo, novos recursos estão sendo incorporados ao sistema, capacitando cada vez mais os deficientes visuais para a realização de trabalhos no computador.

     O editor de texto incorporado ao DOSVOX foi desenvolvido pelo próprio aluno Marcelo Pimentel. Confira a seguir os programas que compões o Kit Saci 1:

Programas básicos:

     - DOSVOX: Sistema Operacional
     - MINIED: Editor, versão estudantil
     - LEVOX: Leitor
     - IMPRIVOX: Impressor comum
     - MINIMID: Tocador de arquivos multimídia
     - CALCUVOX: Calculadora Vocal
     - MONITVOX: Monitor de Janelas
     - TMIX: Controle de volume  

Braille:

     - BRAIVOX: Impressor Braille
     - TRANSCOD: Codificador de Braille Matemático

Programas de acesso à Internet:

     - FORCAVOX: Jogo da Forca
     - CATAVOX: Cata palavras
     - TNETVOX: Telnet falado
     - CARTAVOX: Correio eletrônico
     - FTPVOX: Transferência remota de arquivos
     - PAPOVOX: Bate-papo sonoro pela Internet
     - WEBVOX: Acesso a homepages


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC