Imagem CIDADE do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Domingo - 10-06-2001
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.diariodonordeste.com.br
Restaurantes têm que adaptar os cardápios em braile


     Os restaurantes, bares e lanchonetes de Fortaleza terão que dispor de cardápio também em braile para atender aos deficientes visuais. A determinação é do prefeito de Fortaleza, Juraci Magalhães, ao sancionar o projeto de lei, de n° 0098/00 de autoria do vereador Machadinho Neto, que dispõe sobre a obrigatoriedade de cardápios escritos em método braile.

Foto do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Os cardápios podem ser confeccionados na
própria Imprensa da Sociedade dos Cegos

     Os deficientes visuais comemoram esta conquista e aguardam ansiosamente para que o projeto possa ser logo posto em prática. “Sempre que chego em uma lanchonete ou pizzaria peço sempre o prato trivial, pois não quero incomodar o garçom pedindo que ele leia o cardápio”, frisou o deficiente visual Hortêncio Pessoa, de 59 anos.

     Os cardápios escritos em braile são encontrados em apenas uma grande rede de restaurantes especializados em sanduíches, em Fortaleza. Em todos os outros estabelecimentos gastronômicos os gerentes até então não haviam se sensibilizados desta facilidade que é essencial aos deficientes visuais. “Realmente é uma boa ter o cardápio na linguagem dos cegos, mas eu não tinha me tocado ainda, até porque eles só chegam aqui em meu restaurante acompanhados de seus familiares”, ressaltou Francisco José do Nascimento, gerente de uma pizzaria na Avenida Bezerra de Menezes.

     CARDÁPIOS - O diretor de saúde da Sociedade de Assistência Aos Cegos, Valdo Pessoa, informou que a Imprensa Braile Rosa Baquit, mantida pela Sociedade, está com as portas abertas para confeccionar os cardápios. É necessário somente que o material a ser impresso seja entregue já digitado em disquete, a fim de facilitar a operacionalização, já que a Imprensa conta apenas com dois digitadores.

     A Imprensa braile Rosa Baquit trabalha na digitação, edição e encadernação de livros, revistas, apostilas e impressos em geral utilizados pelos alunos deficientes visuais do centro de estudos da Sociedade de Assistência aos Cegos, além de publicar diariamente, em braile, os jornais Diário do Nordeste e O Povo, como também as contas mensais de energia elétrica das residências dos deficientes visuais.

     SERVIÇO - Sociedade de Assistência aos Cegos. Informações: 281.6111 e 281.0811.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC