Imagem CIDADE do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Sábado - 08-12-2001
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.diariodonordeste.com.br
SAC homenageia presidente do Conselho de Oftalmologia


     A Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC) entregou o título de sócio benemérito ao presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), Suel Abujamra. Ele está em Fortaleza e ontem visitou as instalações da Sociedade, uma organização não-governamental (ONG) que há 59 anos lida com o atendimento a portadores de deficiência visual - de bebês à idade adulta.
     Na solenidade, a presidente da Sociedade, Josélia Almeida, e o diretor de Saúde, Waldo Pessoa. Presentes também integrantes do grupo “Ponto de Vista”, que reúne cerca de 40 portadores de deficiência visual em atividades como música, teatro, canto e poesia.
     Pela SAC são desenvolvidos programas como a escola para deficientes visuais (Instituto dos Cegos), cursos profissionalizantes e de informática e setores de prevenção à cegueira, reabilitação e tratamento de pessoas cegas e em processo de cegueira. “A experiência é uma referência”, define Suel Abujamra, acrescentando que a idéia é divulgar o trabalho em outros pontos do País.

Foto do Jornal Diário do Nordeste
Suel Abujamra fez visita à SAC

     Não existe estatística com números precisos de portadores de deficiência visual no Estado ou no País, explica Waldo Pessoa - oftalmologista há 37 anos e atual diretor de Saúde da SAC. Segundo ele a estimativa é que, somente no Ceará, haja em torno de cinco mil pessoas cegas ou em processo de cegueira. Os problemas congênitos são apontados por ele como um dos fatores que provocam a cegueira.
     Paulo Vítor, Eduardo Costa (ambos de um ano e dois meses) e Paulo Mateus, de dois anos, são três dos mais novos pacientes da SAC. Portadores do mesmo problema (glaucoma), têm acompanhamento dos profissionais do local. Mateus é de Baturité e é recebido desde o nascimento, diz a mãe, a professora Eliania Silva.
     DOS VOX - Um passo no trato com os portadores de deficiência visual diz respeito à informação: desde a última quinta-feira, o Diário do Nordeste foi disponibilizado em DOS VOX para todos os povos de língua portuguesa.
     “Pelo sistema, os cegos poderão “ouvir” o jornal”, afirma o assessor de Informática da SAC, Alexandre de Almeida. Para isso, basta acessar o site do Diário (www.diariodonordeste.com.br) e entrar no link “deficientes visuais” . Mais informações, pelo telefone 281 6111 (ramal 224).
     O jornal também está disponível em braile. Diariamente, o volume, produzido na imprensa braile Rosa Baquit, fica na biblioteca do SAC.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC