Imagem NACIONAL do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Domingo - 13-01-2002
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.diariodonordeste.com.br
Comunicado
É possível


      Quem passa pela casa 892 da Avenida Bezerra de Menezes não imagina o que acontece por trás daquelas paredes centenárias. Ali está instalada uma das mais profícuas e vitoriosas entidades de cunho filantrópico, que funciona há 60 anos sem um único incentivo governamental - a Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC). A instituição funciona no tripé, educação, saúde e assistência social, de uma forma tão integrada, que as ações se fundem.
      Para sustentar esse gigantesco trabalho, que inclui o Instituto dos Cegos, Centro de Estudos DOSVOX, cursos de profissionalização, imprensa braille, esportes e lazer para os deficientes visuais, o organismo conta com setores de sustentação, integrado pelo Hospital Alberto Baquit Júnior e a Unidade Oftalmológica Ieda Otoch Baquit.

Transplantes

      A SAC mantém cadastro de doadores e receptores de córneas, integrado à Central de Captação de Órgãos do Ceará. Por ano, são realizados mais de 100 transplantes. Conta ainda com residência médica em oftalmologia e atendimento filantrópico em odontologia e prevenção à cegueira.

Em frente

      O trabalho continua se expandido com a transferência do Instituto dos Cegos Hélio Góes Ferreira para um novo prédio. Tudo isto graças a um ousado projeto de auto-sustentação que gera, na prestação de serviços de saúde, os recursos necessários para a consecução dos objetivos sociais.

Visão

      Como diz a diretora da SAC, Maria Josélia Sá e Almeida, há 38 anos na instituição, primeiro como voluntária e hoje na sua direção, a missão da entidade é construir um amanhã mais feliz e sem fronteiras para os deficientes visuais do Ceará, fazendo com que eles saiam da condição de quase mendicância para a independência social e profissional. É o que se pode chamar de um trabalho com visão de futuro.

Imagem do Jornal Diário do Nordeste


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC