Imagem CIDADE do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Domingo - 07-07-2002
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.diariodonordeste.com.br
700 esperam por um transplante de córneas


NÚMERO DE DOAÇÕES É BAIXO

    “Cerca de 700 pacientes aguardam na fila de transplantes de córnea no Ceará e o número de doações está bem abaixo do esperado”. A informação é do oftalmologista Waldo Pessoa, presidente da Sociedade de Assistência ao Cegos.

    O transplantes de córneas e a atual situação do Banco do Olhos foram temas discutidos ontem, no Simpósio Regional da Associação Brasileira de Bancos de Olhos (ABBO) - Norte/Nordeste.

    “Enquanto cresce geometricamente o número de pessoas que necessitam de transplantes de córneas, a oferta de córnea é aritmética. Por conta disso, muitos pacientes chegam a cegar, pois passam a época de serem transplantados”, enfatiza Pessoa.

Foto do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
WALDO PESSOA, presidente da Sociedade de
Assistência aos Cegos, falou sobre banco de olhos

    O presidente da Sociedade de Assistência aos Cegos aponta que deve haver uma sensibilidade maior por parte da sociedade e também do governo estadual e federal para esta causa, “pois, tão logo o governo assumiu a paternidade do Banco de Olhos, o povo se afastou, deixou na mão do governo esta preocupação. E não deve ser assim, é necessário que haja um envolvimento de todos”, frisa. Esta participação, enfatiza, o médico oftalmologista, está no consentimento da família a ser doadas as córneas de seus entes queridos quando estes chegam a falecer em conseqüências de acidentes.

    LENTES - O uso indevido de lentes de contato também foi um dos temas levantados no simpósio. O surgimento de úlceras ocasionadas por bactérias contraídas em lentes de é preocupação constante da sociedade oftalmológica. “Diariamente, os médicos estão recebendo pacientes com problemas ocasionados por lentes de contato. As pessoas devem se conscientizar que somente um oftalmologista pode indicar o uso de lentes de contato. E este uso deve ser acompanhado pelo médico”, orienta.

    Estudos de casos cirúrgicos e um curso prático de transplantes fizeram também parte da programação do simpósio, realizado durante o dia de ontem, no Seara Praia Hotel.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC