Imagem do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Quinta-feira - 19-09-2002
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.diariodonordeste.com.br
- CIDADE -
SOCIEDADE DE ASSISTÊNCIA AOS CEGOS
60 anos proporcionando conquistas


    Proporcionar uma luz diferente para portadores de deficiência visual, ensinando-os a vencer os desafios que este novo mundo lhes apresenta. Esta é a meta da Sociedade de Assistência ao Cegos, que hoje comemora os seus 60 anos de fundação (ver programação).

Foto do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Os portadores de deficiência visual têm oportunidade de
estudar e se profissionalizar com a ajuda da SAC, que
quer derrubar estigma do cego como um inválido

    A diretora presidente da Sociedade, Maria Jocélia Sá e Almeida, aponta que, tanto na área de saúde, onde eles conseguiram viabilizar um projeto de auto-sustentação para a instituição, ou na área de educação, na qual a Sociedade ousou em inserir os deficientes visuais na Informática, a Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC) vem construindo um amanhã sem fronteiras para os deficientes visuais no Ceará. A diretora está à frente da instituição com o oftalmologista Valdo Pessoa, responsável pelo atendimento na área médica.

    No que toca à educação, os deficientes visuais são assistidos pelo Instituto dos Cegos Dr. Hélio Goes Ferreira, onde crianças, jovens e adultos passam a descobrir o universo do alfabeto em braile, sendo alfabetizados e educados para a vida sem barreiras ou constrangimentos por conta de sua condição. Os alunos participam também de aulas de educação física, natação e hidroterapia e de uma atividade inovadora: aprendem informática através do método Dosvox. Com auxilio do som, os deficientes visuais se familiarizam com as teclas do computador e, a partir daí, vão aprendo a navegar pelo vasto mundo da Informática e da Internet. Atualmente, o Instituto está com 235 alunos e 16 professores especializados.

    Telemarketing, audio-locução, telefonia e operadores de câmara escura são alguns dos cursos profissionalizantes proporcionados pela Sociedade. “Buscamos derrubar o estigma da cegueira, de que o cego é uma pessoa inválida. Aqui estamos dando capacidade para ele desenvolver diversas atividades para o seu dia-a-dia”, acrescenta Jocélia Almeida.

    Na imprensa braile Rosa Baquit, outro setor da SAC, é realizada a edição e encadernação de livros, revistas, apostilas e impressos em geral, tanto em braille como em tinta normal, sendo também publicada a edição diária dos jornais Diário do Nordeste e o Povo, que ficam à disposição para a leitura dos alunos.

    A SAC está imprimindo as contas mensais de energia em braile das residência dos deficientes visuais que solicitam tal serviço. Graças a este trabalho, a Sociedade ganhou no início do mês de setembro, em Curitiba, um prêmio do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, reconhecido a SAC como entidade modelo para o Brasil.

Anciã reaprende a viver

Foto do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
DONA FRANCISCA
aprende a ler em braile

    “Aqui foi onde eu me encontrei, onde estou aprendendo a viver novamente”. O depoimento carregado de muita emoção é da aposentada Francisca Tavares de Lima. Ao 75 anos de idade, ela é uma das alunas da turma de Alfabetização de Adultos, do Instituto dos Cegos, da SAC.

    A anciã conta que há cerca de seis anos perdeu a visão em conseqüência de um deslocamento de retina.

    E, a partir de então, a sua vida passou a não ter mais sentido. No entanto, com a sua ida para a Sociedade de Assistência aos Cegos no início deste ano, dona Francisca encontrou uma nova família, juntos com outras pessoas que têm o seu mesmo problema, mas nem por isso são infelizes.

    “Não perco um dia de aula. E, quando estou no final de semana, fico contando as horas para que chegue logo segunda-feira”, relata a aluna, sem interromper o seu exercício de braile, monitorada pelo professora Ângela Nogueira.

    Para estar todos os dias no Instituto dos Cegos, ela disse que gasta, mensalmente, R$ 70,00 de sua aposentadoria que é de R$ 200,00. “Pago um moço para me deixar aqui todos os dias”, comenta.

MEDALHA
Programação da festa

    Por conta das comemorações dos 60 anos de fundação da Sociedade de Assistência aos Cegos está sendo organizada uma grande festa para a noite de hoje, com direito a entrega de medalha aos fundadores da Sociedade e um momento de confraternização entre funcionários, diretoria e alunos.

    Logo após a solenidade de abertura, que terá início às 18 horas, será entregue a Medalha Dr. Hélio Góes Ferreira aos sócios fundadores da Sociedade, são eles: professor Raimundo Bruno e os médicos Madaleno Girão Barroso e Sylvio Idelburgue Leal.

    O governador do Estado, Beni Veras, Alberto Baquit, Vanderlei Resende e o senador José Dias Macedo também serão homenageados na solenidade com a entrega do título de sócio benemérito.

    No entanto, um dos momento mais esperados da programação ficará por conta da apresentação da peça “Vida de Cego é uma comédia”. O espetáculo de autoria da professora Ruth Queiroz será encenado pelos alunos do Instituto dos Cegos.

    Logo em seguida haverá o lançamento do livro “Ensinando a ver o mundo”, escrito pelo jornalista Blanchard Girão. A apresentação será de Dirce Bonavides Borges.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC