Imagem do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Domingo - 16-02-2003
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.diariodonordeste.com.br
DE OLHOS VENDADOS
Curso ensina a viver na ausência da visão


    Olhos vendados e bengala na mão. Um grupo de 20 pessoas está tendo a oportunidade de saber como a vida prosseguiria com a ausência da visão, através do curso para formação de Instrutores de Orientação e Mobilidade. Realizado pela Sociedade de Assistência dos Cegos, o curso vem sendo procurado tanto por pessoas que trabalham na área, voluntários e até curiosos.

    Mãe de dois filhos e sem nenhum registro de deficiência visual na família, Márcia Rita Araújo Santos, 41, conta que o interesse pelo curso surgiu quando começou a trabalhar como voluntária na Sociedade de Assistência aos Cegos, há três anos. O interesse foi crescendo na medida em que ela participava dos eventos na entidade.

    Na primeira vez que Márcia vedou os olhos com um tecido, sentiu-se insegura e sem saber o que fazer ou para onde ir. O medo maior, revela a voluntária, foi ao tentar se imaginar atravessando a Avenida Bezerra de Menezes. Isto porque, completa ela, os motoristas não respeitam quem enxerga e quem dirá aos deficientes visuais.

Foto do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
UM GRUPO de 20 pessoas está tendo a oportunidade
de saber como a vida prosseguiria com a ausência da
visão, através de curso, realizado na Sociedade de
Assistência dos Cegos

    Francisco Rodrigues Nascimento, 23, trabalha na imprensa e no áudio e vídeo da Sociedade de Assistência dos Cegos. Ele disse que esperou concluir o Ensino Médio para se dedicar mais ao trabalho e o curso foi um dos seus objetivos para poder aperfeiçoar ainda mais seus conhecimentos. O deficiente visual, explica ele, não gosta de ser visto como coitadinho.

    Para a instrutora do curso e coordenadora da escola mantida pela Sociedade de Assistência aos Cegos, Rutilene Sousa, a maior satisfação é ver, no final do curso, as pessoas se sentindo mais à vontade e até fazendo brincadeiras, do tipo, se faltar luz em casa já sei me virar. Porém, na primeira experiência com os olhos vendados, comenta ela, alguns chegam até a chorar. Aberto ao público, o curso terá inscrições para a próxima turma, em novembro.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC