Imagem do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Quinta-feira - 26-06-2003
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.diariodonordeste.com.br
RECICLAGEM PROFISSIONAL

Curso aborda as doenças de retina


     As doenças da retina, as uveítes e os tumores oculares serão os assuntos abordados no curso avançado que teve início ontem e segue até o próximo sábado, dia 28, no Caesar Park Hotel, numa promoção do Centro Avançado de Retina e Catarata. O evento visa reciclar profissionais da área de toda Região Nordeste e conta com os mais renomados professores e especialistas brasileiros.

Os temas estão sendo abordados através de um módulo de Ciências Básicas; três módulos de uveítes; dois módulos de tumores; três de retina; dois de cirurgia do vitreo; um de doenças vasculares e um de complicações que a cirurgia de catarata pode causar na retina. A coordenação do curso está a cargo do retinólogo Abelardo Targino, diretor clínico e chefe do Serviço de Retina e Vítreo do Centro.

Foto do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
O curso que está acontecendo até sábado,
é uma promoção do Centro
Avançado de Retina e Catarata

     Ele explica que para as doenças da retina - local do olho onde as imagens se formam - todo tratamento tem que ser preventivo, já que não existe transplante de retina. “A maior causa de cegueira irreversível no mundo são as doenças da retina. A principal delas é a retinoplatia diabética. Praticamente todos os diabéticos que convivem sem controlar a diabete vai desenvolver a doença. O paciente não percebe o progresso da doença, quando vai perceber já é tarde”, afirma Abelardo Targino.

     Pensando também no lado social, o evento realizará, no último dia da programação, cirurgias em pacientes de baixo poder aquisitivo, previamente selecionados pela comissão organizadora. A técnica usada para a cirurgia, que será transmitida ao vivo aos participantes, é moderna e possibilita diminuir o tempo de convalescença do paciente.

     Nessa mesma ocasião, acontecerá a inauguração do centro cirúrgico do Centro Avançado de Retina e Catarata, a ser batizado de Centro Cirúrgico Dr. Waldo Pessoa, uma homenagem ao presidente da Sociedade de Assistência aos Cegos - Instituto dos Cegos. Estão previstas ainda, durante o evento, homenagens ao professor Hilton Rocha (fundador do primeiro doutorado de Oftalmologia no Brasil) e ao médico Valter Justa (ex-chefe do serviço do HGF).

     Maiores informações sobre o Curso Avançado de Retina, Uveítes e Tumores pelo telefone 272.1572 ou pelo site retina@arxweb.com.br .


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC