Imagem do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Quarta-feira - 17-09-2003
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.diariodonordeste.com.br
TRANSPLANTE
Central faz busca de órgãos e tecidos 


     A Central de Transplante foi criada em junho de 1998. Antes dessa data existiam equipes de capacitação em unidades como o Hospital Geral de Fortaleza, Hospital das Clínicas, Instituto dos Cegos. Com a existência da Central, todo o trabalho de busca de órgãos e tecido ficou a cargo de equipes dessa unidade da Secretaria de Saúde do Estado, que funciona 24 horas com pessoal treinado para abordar o familiar responsável pelo doador em potencial, ou seja o paciente com morte encefálica diagnosticada por dois médicos distintos, num período de tempo de quatro horas após o primeiro exame.

     "Nossas equipes telefonam diariamente para todas as UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) para saber se há algum potencial doador", explica a vice-coordenadora da Central de Transplante, Eugênia Filizola Machado, lembrando que o Instituto José Frota de Fortaleza é o hospital da Capital onde se atende mais o maior número de pacientes com traumas.

     As maiores causas de morte encefálica são: acidente vascular cerebral (ACV), traumatismo crânio encefálico, anóxias pós-parada cárdiorrespiratória, tumores cerebrais primários (não malignos), explica a enfermeira.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC