Imagem do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Quinta-feira - 06-11-2003
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.diariodonordeste.com.br
CIDADANIA
Lançada cartilha em braile de prevenção a acidentes
 


     A primeira cartilha em braile com noções de primeiros socorros e prevenção de incêndios do Brasil foi lançada ontem, pelo Corpo de Bombeiros, no Sociedade de Assistência aos Cegos.

     “Recebemos com interesse muito grande o reconhecimento de uma instituição como o Corpo de Bombeiros. Os portadores de deficiência visual são hoje cidadãos. E para eles é muito importante saber como prevenir incêndios”, afirma o diretor-presidente da Sociedade, Waldo Pessoa.

     De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Duarte Frota, está acontecendo uma mudança de comportamento por parte do Governo do Estado. “Estamos trabalhando com a participação da comunidade. É uma meta do governo a inclusão social. Não estamos preocupados só com a reação aos incêndios e acidentes, mas com a prevenção”, destaca.

Foto do Jornal Diário do Nordeste
A cartilha em braile traz noções de primeiros
socorros e prevenção de acidentes. A publicação
é a primeira do País

     O deficiente visual Jefferson de Castro e Silva vestiu uma capa e capacete, utilizados pelos bombeiros no combate ao fogo, para que os demais pudessem tocar na roupa. “É interessante esse tipo de iniciativa para nós conhecermos como eles trabalham e não corrermos mais risco”, diz.

     Cerca de 500 portadores de deficiência visual são atendidos pela Sociedade de Assistência aos Cegos, todos vão receber a cartilha. “Temos uma escola da educação infantil à sexta série. Os alunos têm aulas de informática e 50% deles falam inglês”, conta Waldo Pessoa.

     Na ocasião, foi firmada uma parceria entre os Bombeiros e a Sociedade. “Vamos dar início a cursos extracurriculares de primeiros socorros, prevenção de incêndios e acidentes. No final dos cursos, os portadores da deficiência vão receber certificados de Bombeiros Voluntários, passando a agir como multiplicadores”, afirmou coronel Duarte.

     Interrogado pelos deficientes sobre a possibilidade de o Corpo de Bombeiros ter incorporado ao seu pessoal deficientes visuais, o comandante prometeu levar a questão ao governador do Estado. “Eles poderiam fazer o trabalho burocrático e, principalmente, serem palestrantes e educadores na prevenção de incêndios”, completa.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC