Imagem do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Quarta-feira - 14-04-2004
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.diariodonordeste.com.br
CARÊNCIA NO INTERIOR
Falta de profissional aumenta os riscos de cegueira
 


     A Sociedade de Assistência aos Cegos, instituição filantrópica que presta serviço em saúde ocular em Fortaleza desde 1942, quer levar os serviços realizados na Capital para regiões do Interior do Estado, que não possuem serviços de atendimento oftalmológico. Em alguns municípios, a população precisa se deslocar para Fortaleza ou outros centros mais desenvolvidos para fazer uma consulta ao oftalmologista.

     Muitas vezes, pela dificuldade do acesso ao serviço de saúde, crianças e jovens deixam para tratar problemas de vista, correndo o risco de ficar com a visão prejudicada. Os idosos enfrentam doenças como catarata ou glaucoma, que poderiam ser tratadas.

Conforme o presidente da Sociedade de Assistência aos Cegos, Waldo Pessoa, a instituição tem projetos de levar os serviços para as regiões do Interior.

     Na Região do Cariri, segundo ele, um terreno foi doado pela família Ivan Bezerra, em Juazeiro do Norte, para a construção da sede, que se chamará Ana Amélia Bezerra. Ele disse que a sede ainda está em fase inicial de projetos.

     Já no Maciço de Baturité, a outra região que seria contemplada com uma sede da Sociedade, devido a necessidade de um serviço especializado de oftalmologia, conforme Waldo Pessoa, os projetos ainda estão só no papel. “O primeiro passo é ter um chão”, disse. “Com as instalações prontas, a Sociedade entra com toda a aparelhagem”, disse.

     Na região, praticamente não existe serviço de oftalmologia e a população carente que não pode vir à Fortaleza fica sem atendimento. Segundo ele, a iniciativa precisaria também do empenho da própria comunidade do Maciço de Baturité, já que um centro de oftalmologia beneficiaria vários municípios ao mesmo tempo.

     A Sociedade de Assistência aos Cegos, que é auto-sustentável, é um dos maiores centros de oftalmologia das Regiões Norte e Nordeste, atuando no atendimento à portadores de deficiência visual e também na área da educação em saúde, por ser formadora de profissionais.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC