Imagem do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Sábado - 19-06-2004
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.diariodonordeste.com.br
PEQUENOS OLHARES
Campanha avalia visão de crianças


Foto do Jornal Diário do Nordeste
Joyce de Oliveira Alves constatou que
tem cinco graus de hipermetropia

     Sete anos e cinco graus de hipermetropia, imagens borradas e dores de cabeça. Joyce de Oliveira Alves recebeu, ontem, a notícia de que vai usar óculos, em consulta oftalmológica realizada na Clínica Leiria de Andrade. Ela foi atendida por voluntários da campanha nacional Pequenos Olhares, promovida pela Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO).

     Assim como ela, alunos das primeiras séries de Fortaleza e de outros 12 municípios do Ceará estão recebendo, através de 30 profissionais, a primeira consulta para prevenir e detectar problemas visuais. A falta de visão é responsável pelo baixo rendimento escolar, contribuindo para a evasão. Além disso, a falta de óculos é uma das causas da cegueira em crianças, segundo informação do oftalmologista Nilton Andrade, da Sociedade de Oftalmologia do Ceará (SOC).

     Dados da Organização Mundial da Saúde mostram que cerca de 500 mil crianças por ano ficam cegas no mundo. Destas, 70% a 80% morrem durante os primeiros anos de vida em decorrência de doenças associadas à causa do comprometimento visual.

     SINTOMAS - A boa notícia é que 60% das causas da cegueira infantil são preveníveis e tratáveis. Os pais e professores devem estar atentos aos primeiros sintomas como as dores de cabeça após as aulas, imagens borradas, coçar muito os olhos, cair com facilidade, ver televisão muito de perto, sentar próximo à lousa. “As crianças não sabem identificar o que está acontecendo e o cérebro vai se adaptando”, explica o especialista.

     Por isso, anualmente os professores das primeiras séries do Ensino Fundamental são treinados para aplicar o teste das tabelas com desenhos, números e letras, fazendo uma primeira triagem para avaliar as falhas de visão dos alunos. A idéia é tornar obrigatória a consulta oftamológica antes da crianças entrar para a escola.

     ORIENTAÇÃO - As consultas são indispensáveis quando a criança não estiver movendo os dois olhos normalmente e em sincronia, mesmo com apenas dias de vida, se os olhos estiverem tortos, indicando estrabismo e se a pupila, conhecida como menina dos olhos, estiver com cor esbranquiçada, indicando catarata congênita ou tumor. O correto é que a pupila esteja sempre preta.

     A campanha segue até hoje em todo o Brasil, havendo um grande atendimento no Instituto dos Cegos. O presidente da SOC, Aristófanes Canamary, a estimativa é fazer cerca de mil atendimentos somente na Capital. Os óculos e lentes estão sendo doados.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC