Imagem do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Quinta-feira - 16-09-2004
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.diariodonordeste.com.br
VENCENDO BARREIRAS
Seis décadas de Solidariedade


    A Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC) chega aos 62 anos. Sempre com a missão de "doar amor e prestar solidariedade às pessoas portadoras de deficiência visual no Ceará", como define o presidente da instituição, Waldo Pessoa.

Foto do Jornal Diário do Nordeste
DIÁRIO DO NORDESTE em Braille é usado
como recurso pedagógico na instituição

SOLIDARIEDADE
Sociedade de Assistência aos Cegos completa 62 anos

Foto do Jornal Diário do Nordeste
Portadores de deficiência visual
têm acesso ao Diário do Nordeste,
primeiro jornal impresso em braile

    Há 62 anos, a Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC) vem provando que o deficiente visual está longe de ser um inválido. Através de ações na área de educação e saúde, a entidade filantrópica ajuda os cegos a acreditarem em suas potencialidades. Hoje à noite, uma solenidade marcará os 62 anos da entidade. Na ocasião, dona Yolanda Queiroz, presidente do Grupo Edson Queiroz, será uma das personalidades homenageadas.

     Francisco Waldo Pessoa de Almeida, presidente da instituição, destaca o que a SAC sabe fazer de melhor: "Doar amor e prestar solidariedade às pessoas portadoras de deficiência visual no Ceará".

     Solidariedade iniciada na área da educação com a criação do Instituto de Cegos Dr. Hélio Góes Ferreira, fundado em 1943 com o nome Instituto de Cegos do Ceará. O estabelecimento é pioneiro, em todo o Estado, na educação de deficientes visuais.

     Lá é empregado o método Braille para portadores de cegueira total, além de ser utilizada a metodologia de caracteres aumentados para os que possuem visão subnormal. São 273 alunos do maternal a 6ª série do Ensino Fundamental matriculados naquele estabelecimento educacional.

     Com o objetivo de proporcionar aos deficientes visuais a oportunidade de conduzirem suas próprias vidas, sem dependerem da piedade alheia, a SAC criou um Núcleo de Profissionalização. Nesse setor, são realizados cursos que visam promover o desenvolvimento profissional da pessoa cega e/ou portadores de visão subnormal.

     Na área de saúde, a entidade é mantenedora do Hospital Alberto Baquit Júnior. Conforme Josélia Almeida, secretária da SAC, só ontem pela manhã 33 cirurgias foram realizadas naquela unidade. Ela explica que diariamente uma média de 70 a 60 operações são efetuadas no local.

     O hospital é responsável por todos os eventos cirúrgicos oftalmológicos de pequeno, médio e grande portes, inclusive transplante de córnea, cirurgias a laser e exames especiais sob sedação. Seus usuários são oriundos de convênios, particular e Sistema Único de Saúde (SUS).

     Ele mantém atendimento filantrópico a crianças de zero a 12 anos oriundas da Unidade de Prevenção à Cegueira Cel. José Bezerra de Arruda.

     Ela promove atendimento a portadores de visão subnormal através dos setores de Estimulação Visual e Estimulação Precoce, e encaminha grande parte dessa clientela para a escola. A SAC conta, ainda, com a Unidade Oftalmológica Iêda Otoch Baquit.

     HOMENAGEM — Dona Yolanda Queiroz, presidente do Grupo Edson Queiroz, será homenageada hoje com medalha Dr. Hélio Góes Ferreira. A medalha será outorgada ainda ao Dr. Ivan Rodrigues Bezerra  e ao sócio fundador da SAC, Dr. Valdemar de Alcântara (in memóriam). Já o Título de Sócio Benemérito será concedido a Dirce Bonavides Borges, Severino Gomes de Oliveira, Tarciso Faria Freitas e Silva e José Horácio Marques (in memóriam). Depois, haverá apresentação da peça "Romeu e Julieta no Sertão do Ceará".

Há uma década o Diário do Nordeste tem versão em braille

     O Diário do Nordeste foi o primeiro jornal impresso em braile no Brasil. A revelação é de Josélia Almeida, secretária da SAC. Através da Imprensa Braile Rosa Baquit, mantida pela entidade filantrópica, o jornal é disponibilizado há 10 anos para os deficientes visuais.

     De acordo com Francisco Waldo Almeida, presidente da instituição, cinco funcionários fazem a transcrição do jornal para o braile. Às 7h30min o periódico está disponível. Oito exemplares são transcritos todos os dias para o braile.

     Eles ficam disponíveis na Biblioteca Braile Josélia de Almeida. Cerca de 300 pessoas lêem o jornal naquele espaço diariamente. Segundo Andréia Barros, responsável pela biblioteca, o periódico não é transcrito na íntegra. Os cadernos transcritos são escolhidos pelos alunos do Instituto de Cegos Dr. Hélio Góes Ferreira. Por solicitação deles, provavelmente, a partir de hoje o Zoeira estará disponível.

     A leitura das notícias é uma forma de sociabilizar a pessoa cega, explica Andréia Barros. “Já incutimos na criança o hábito de ler jornal”, revela Waldo Almeida. Uma portadora de deficiência visual revisa a edição em braile. O Diário também é consultado via internet, através do software DOSVOX (interface sonora que propicia ao cego o uso do computador).


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC