Imagem do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Sábado - 02-10-2004
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.diariodonordeste.com.br
INSTITUTO DOS CEGOS
Alunos concluem curso de prevenção contra incêndios


     A Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC) aposta, com mais um projeto inovador, na capacidade dos portadores de deficiência visual. Ontem à tarde, 35 alunos do Instituto dos Cegos Dr. Hélio Góes Ferreira receberam o diploma de conclusão do Curso de Primeiros Socorros e Prevenção Contra Incêndios, realizado em parceria com o Corpo de Bombeiros do Ceará.

     “O que foi proporcionado para nós foi mais uma luz, uma luz do saber”, comenta o aluno Antônio Barbosa, de 32 anos. O curso, pioneiro no Brasil, foi apenas uma das atividades da XV Semana Social da Pessoa Cega, que ocorreu entre os dias 27 de setembro e 1º de outubro.

     Segundo Francisco Waldo Almeida, presidente da instituição, um dos maiores desafios dos cegos é o fogo. Mesmo tendo o sentido térmico mais sensível, em uma “velocidade impressionante”, a única forma deles perceberem a existência do fogo é através do contato com a pele.

Foto do Jornal Diário do Nordeste
Antônio Barbosa,um dos alunos,
elogiou o curso, que é pioneiro no
Brasil

     “Como as pessoas cegas são extremamente capazes, o curso foi uma experiência fabulosa”, diz Waldo. O presidente ficou impressionado porque não imaginou que a atividade tivesse tanta aceitação pelos alunos.

     O grande objetivo da instituição é integrar os deficientes visuais na sociedade cearense, dando ao ser limitado um amor sem fronteiras. Na solenidade, o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel José Ananias, se referiu aos alunos como novos bombeiros voluntários. “O processo de não enxergar é compensado pela força de vontade deles”, comentou.

     Ele explicou também que incluir, integrar e transformar em voluntário cada cidadão é dever do Corpo de Bombeiros. Dois professores ministraram o curso: o tenente Cristiano de Almeida e o cabo José Maria Dias.

     Segundo o tenente, “o potencial, compromisso e entusiasmo com que os alunos participaram das aulas merece destaque”.

     Duas apresentações, feita pelos alunos, encerram a programação da Semana Social: um tributo a Luís Gonzaga, com a participação da professora e cantora Elô Sales, e o Show de Calouros.

     Durante a Semana Social, o SAC também realizou um Curso de Braile e Sorobã para os familiares dos portadores de deficiência visual que integram o instituto. Vinte e seis pessoas concluíram a atividade com o objetivo principal de ensinar e ajudar as pessoas cegas.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC