Imagem do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Quarta-feira - 27-10-2004
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.diariodonordeste.com.br
SOCIEDADE DE ASSISTÊNCIA AOS CEGOS
Nova emergência para ampliar o atendimento


     Fundada em setembro de 1942, a Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC) até hoje não parou de crescer tanto em assistência como em tecnologia. Para garantir a continuidade dessa obra, o diretor presidente, Francisco Waldo Pessoa de Almeida, está empenhado na construção de uma nova emergência para o Hospital Alberto Baquit Júnior, ampliando o conceito de unidade de referência no Estado.

     Ele, que ontem recepcionou a primeira-dama do Estado, Beatriz Alcântara, em uma visita a instituição, orgulha-se em dizer que a Sociedade de Assistência aos Cegos, de caráter filantrópico, não tem qualquer dependência ou pretensão de pedir nada aos poderes públicos, apenas a isenção de impostos.

     “Queremos continuar crescendo com a colaboração das famílias sensibilizadas com a obra que conduzimos”, afirmou Waldo Pessoa.

Foto do Jornal Diário do Nordeste
SAC atua na educação, saúde e
profissionalização da pessoa
portadora de cegueira

     Dona Beatriz, que visitou a Instituição em 1975 como técnica em programação e planejamento educacional, se disse impressionada por três pontos de vista: o da administração sadia e inteligente; as mudanças pedagógicas, didáticas e médicas; e o trabalho de resgate da auto-estima, através do acesso ao jornal diário e à literatura, entre outras iniciativas.

     ESTRUTURA — A SAC é sustentada pela Unidade Oftalmológica Iêda Otoch Baquit e Hospital Alberto Baquit Júnior; e conta com um Curso de Especialização de Docentes na Área de Deficiência Visual e Residência Médica em Oftalmologia.

     Trata-se de uma sociedade civil, sem fins lucrativos, que atua nas áreas de educação, saúde, profissionalização e inserção social da pessoa portadora de cegueira, sendo considerada entidade de utilidade pública Estadual e Federal.

     Na área assistencial, mantém o Instituto dos Cegos Dr. Hélio Góes Ferreira, Biblioteca Braille Josélia Almeida, Setor de Gravação e Edição do Livro Falado, Núcleo de Profissionalização, Educação Artística (teatro/ música/ canto/ dança), Centro de Estudos Dosvox Prof. José Antônio Borges, Serviço Social, Unidade de Prevenção à Cegueira Cel José Bezerra de Arruda e o Banco de Olhos do Ceará.

     SERVIÇO - A SAC fica na Avenida Bezerra de Menezes, 892 - São Gerardo. O telefone é (85) 3281.6111 e a página na Internet, www.sac.org.br.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC