Imagem do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Quarta-feira - 30-03-2005
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.diariodonordeste.com.br

TEATRO
Jovens atendidos pelo Instituto dos Cegos encenam hoje a Paixão de Cristo


     Integrar crianças e adultos portadores de deficiência visual à sociedade por meio de grandes espetáculos é um dos fatores que impulsionaram a professora de teatro Helô Sales, do Instituto dos Cegos, a ensaiar a “Paixão de Cristo”. Hoje, às 16 horas, cerca de 30 jovens atendidos pelo Instituto apresentam, pela primeira vez, a encenação do sofrimento de Jesus, na Praça João Pontes, no Montese.

     Os ensaios são realizados pela manhã na Praça do Montese. “Foi tudo muito rápido. Tivemos a idéia e, em pouco tempo, começamos a ensaiar”, conta Helô Sales. Para ela, a maior gratificação vem dos alunos, que cada vez mais melhoram sua auto-estima.

     Para encenar o espetáculo, os jovens tiveram que fazer, antes de entrar em cena, o reconhecimento do local, por intermédio dos textos em braile. “Pode parecer difícil, mas eles mostram o seu potencial”, diz a professora. Através do teatro, muitos jovens, que aos poucos perdem a visão, mostram o talento.

     “Com isso, queremos sensibilizar as famílias da comunidade para mostrar que os deficientes visuais são pessoas comuns. E não devem ser tratadas como coitadinhas”, esclarece. As personagens não seguem à risca as características já conhecidas pelo público. Um exemplo é o ator que interpretará Jesus Cristo. “Ele não terá cabelos grandes, mas será muito bem interpretado”, explica Helô.

     Ela dispensou a estética dos jovens atores e deu a cada um o papel de acordo com seu desempenho. “Não adianta colocar uma pessoa com todos os padrões estéticos se o trabalho não for legal”, esclarece.

     Para a estudante Cleidiane de Freitas, atendida pela instituição, o teatro é mais que importante. “Foi através dele que eu pude melhorar minha comunicação, aumentar meu otimismo, saber trabalhar em grupo e ajudar o próximo”, conta.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC