Imagem do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Quinta-feira - 31-03-2005
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.diariodonordeste.com.br

PAIXÃO DE CRISTO
Atores cegos encenam espetáculo ao ar livre


     Pela primeira vez, jovens e adultos atendidos pela Sociedade de Assistência aos Cegos encenaram, na tarde de ontem, a Paixão de Cristo. Um espetáculo emocionante para quem nunca tinha visto de perto o trabalho artístico desenvolvido por deficientes visuais. Quem chegava à Praça João Pontes, no Monte Castelo, fazia uma concentração e percorria, junto com os atores, as cenas vividas por Cristo no dia de sua crucificação.

     Crianças, jovens e adultos ficaram admirados com o trabalho dos 30 atores cegos. Para a professora de teatro responsável pelo espetáculo, Helô Sales, é uma forma de mostrar que eles também se superam em qualquer trabalho. “Eles não são deficientes, mas pessoas eficientes e que conseguem mostrar seu potencial”, justifica. Hêlo coordenava os atos a serem seguidos por seus alunos, à medida em que anunciava a próxima cena.

Foto do Jornal Diário do Nordeste
Paixão de Cristo foi encenada por jovens atendidos
pela Sociedade de Assistência aos Cegos

     Desta forma, ficou mais fácil identificar o julgamento de Cristo, o momento em que ele caiu pela primeira vez, recebeu ajuda de Simão e teve sua face limpa por Verônica. O espetáculo serviu também para que outras pessoas cegas ou com limitação física pudessem se aceitar. “Achei muito importante a participação deles, pois eu também sou deficiente, só que na perna”, disse o aposentado Carlos Pessoa.

     No entanto, o destaque maior era de Reginaldo Ferreira, 21 anos, interpretando Jesus Cristo. Para ele, não existe explicação. “Foi muito emocionante. Mesmo assim, nenhum de nós podemos sentir na pele o que Jesus sentiu na época”, define. Da mesma forma foi para a psicóloga Maria do Socorro Parente, 24 anos, que descobriu a limitação aos oito anos. Sua atuação como Maria Mãe de Deus foi uma responsabilidade muito grande. “Ela é um exemplo de mãe, de filha, de mulher”, define Socorro.

     Para o segundo semestre deste ano, Hêlo Sales promete apresentar outros espetáculos que privilegiem a cultura e a tradição do povo nordestino. “Está tudo certo, mas não posso definir o tema ainda”, completou.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC