Imagem do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Segunda-feira - 29-10-2001
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.diariodonordeste.com.br

Sobral realiza campanha para
instalação do Instituto dos Cegos


     Sobral (Sucursal) — A Câmara Municipal de Sobral realizará uma sessão especial, em data ainda a ser definida, para discussão sobre a implantação do Instituto dos Cegos em Sobral. O autor do requerimento foi o vereador Ivan Frota, PPS, também presidente do Lions Centro, que está mobilizando representantes da sociedade civil para a prestação de um melhor atendimento aos deficientes visuais do município e da região norte.

     A reunião deverá contar com os dirigentes da Sociedade de Assistência aos Cegos do Ceará: Maria Josélia Sá e Almeida (presidente), Paulo Roberto Otoch Baquit (vice-presidente) e Francisco Valdo Pessoa de Almeida (diretor de saúde). “Teremos também parcerias importantes com a Prefeitura, a Diocese, Lions e Rotary, Universidade Estadual Vale do Acaraú, Santa Casa de Misericórdia e Hospital Dr. Estevam, Associação dos Odontólogos de Sobral e o Centro Médico Cearense”, destaca Ivan Frota.

     O requerimento do vereador foi aprovado na sessão de terça-feira, 23, e vem reforçar a campanha já lançada pelo Lions Centro, objetivando a instalação em Sobral de uma unidade do Instituto dos Cegos do Ceará, que tem sede em Fortaleza. O vereador enfatiza que o funcionamento do Instituto dos Cegos irá possibilitar um atendimento filantrópico aos portadores de doenças visuais, através de parcerias com entidades governamentais e não-governamentais (Ongs). “Nosso objetivo maior é dar ao deficiente visual sobralense um bom nível de segurança e independência nos seus deslocamentos diários, com orientações sobre o uso correto da bengala, procedimentos ao atravessar ruas e como apanhar ônibus; com a oferta de aulas de educação física, natação e hidroterapia; bem como a profissionalização nos campos de telemarketing e telefonia”.

     Ivan Frota destaca, ainda, que com o Instituto dos Cegos será implementado um serviço social, com encaminhamento para atendimentos clínicos, cirúrgicos e de prevenção; o cadastramento de doadores e receptores de córneas, integrado à Central de Captação de Órgãos do Ceará; e acesso aos serviços de odontologia.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC