Imagem do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Sábado - 06-08-2005
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.diariodonordeste.com.br

Deficientes visuais têm projeto artístico e novo equipamento


     A dança de um casal de alunos da Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC), mais conhecida como Instituto dos Cegos, foi o ponto alto da apresentação do Projeto “Tudo a Ver”, na tarde de ontem. Também foi detalhado para profissionais como manusear o eletroretinógrafo (ERG), novo equipamento adquirido pela Entidade que ajudará os médicos a detectarem com precisão doenças relacionadas ao globo ocular.

Foto do Jornal Diário do Nordeste
Os colegas da reabilitação Edjane e Luciano
mostram que a dança ajuda a fortalecer
a auto-estima

     Segundo o diretor da SAC, Waldo Pessoa, a preocupação em adquirir o novo equipamento, com tecnologia de ponta, está no aumento do número de crianças portadoras de deficiência visual. Ele explicou que isso não significa que estejam surgindo mais casos. Como os hospitais estão se modernizando, há mais chance de sobrevivência das crianças que nascem com peso inferior a 1600 gramas e menos de sete meses de gestação, situações que aumentam as chances da criança ter problemas visuais.

     O presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), Elisabeto Ribeiro Gonçalves, responsável pela apresentação do equipamento aos profissionais de saúde, explicou que o ERG possui eletrodos para detectar precocemente alterações visuais que, até então, deixavam os médicos na dúvida sobre o diagnóstico de certas doenças, como amaurose de leber, degeneração da retina e doenças do nervo óptico e cerebrais.

     "Às vezes o médico chegava a detectar uma doença quando, de fato, não existia nada. Também acontecia o contrário. Agora vai ficar mais fácil e seguro o diagnóstico", avalia o especialista.

ARTE — A integração entre dança, teatro, artes plásticas e música será o ponto forte do Projeto "Tudo a Ver". De acordo Helô Sales, responsável pelo Projeto, a idéia é ampliar os benefícios das artes para o deficiente visual.

Os colegas da reabilitação Edjane Daniel da Silva e Luciano de Freitas Cassiano, além de darem um show na atividade de ontem, mostram que a dança ajuda a fortalecer a auto-estima, dando mais jogo de cintura e coragem para enfrentar a vida.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC