Imagem do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Terça-feira - 20-09-2005
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.diariodonordeste.com.br
ANIVERSÁRIO
Sociedade de Assistência aos Cegos festeja 63 anos


     Danças, músicas e um sentimento de satisfação com o trabalho realizado marcaram as comemorações do aniversário de 63 anos da Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC). Aproveitando a ocasião especial, os 27 portadores de deficiência visual que participaram de um curso de prevenção de incêndios ministrado pelo Corpo de Bombeiros receberam os certificados de conclusão do curso.

     Após mais de seis décadas de trabalho, a instituição tornou-se referência em projetos de assistência a pessoas com deficiência visual. Além dos projetos de reabilitação aos portadores de cegueira adquirida, a SAC proporciona educação formal e profissionalizante, inserindo cada vez mais pessoas no mercado de trabalho. “Ao longo desse tempo, conseguimos transformar a pessoa cega em cidadão”, destaca o presidente da Sociedade, Francisco Waldo Pessoa de Almeida.

Foto do Jornal Diário do Nordeste
Deficientes visuais enfrentam perigos na travessia da
Avenida Bezerra de Menezes

     O aniversário da SAC foi comemorado com muita empolgação pelos alunos, professores, médicos e convidados. Ao som de um piano doado por uma colaboradora da instituição, crianças e idosos cantaram samba e cirandas. O piano será mais um instrumento a ser utilizado nas aulas de música que fazem parte do projeto de arte Tudo a Ver, que integra crianças e adultos em atividades ligadas ao teatro, dança e música.

     Os 63 anos da SAC também foi o momento de firmar novas parcerias com a criação do Rotary Fortaleza Centenário, uma entidade que terá como foco de trabalho a inclusão de pessoas com necessidades especiais, principalmente os deficientes visuais.

     Como explica o procurador de Justiça e um dos fundadores do Rotary Centenário, José Valdo Silva, a entidade não tem a missão de resolver todos os problemas, mas de proporcionar uma maior inclusão social para essas pessoas. Como conselheiro da Sociedade, ele afirma que as ações voltadas para os portadores de deficiência visual serão intensificadas a partir de parcerias com outras entidades internacionais.

     Após a solenidade, todos que compõem a SAC cantaram parabéns e apagaram as velas do bolo de mais de 20 kg que foi doado por colaboradores da entidade.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC