Imagem do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Quinta-feira - 22-09-2005
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.diariodonordeste.com.br
ATIVIDADE PEDAGÓGICA
Deficientes visuais visitam zoológico


     Expressões de espanto, alegria e medo. Essas foram as principais reações de um grupo de alunos do Instituto Hélio Góes, escola da Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC), em visita ao Zoológico Sargento Prata. Duas turmas com 80 estudantes, uma pela manhã e outra à tarde, puderam conhecer através do toque uma jibóia, um filhote de jacaré, um casal de jabuti e um ganso.

     Para Maria Camila do Nascimento, 14 anos, aluna da 4ª série, a experiência de conhecer os animais através do toque é fundamental. “Sabemos da existências dos bichos pelo que as outras pessoas nos contam, mas na verdade não sabemos como eles são. Acho que deveríamos ter mais esse tipo de atividade”, diz. O animal que mais chamou atenção de Camila foi o jacaré. “Mas eu também tenho curiosidade sobre os macacos”, diz.

Foto do Jornal Diário do Nordeste
Pelo toque, os alunos do Instituto Hélio Góes
tiveram contato com os animais

     Os animais escolhidos, segundo o professor de educação física do Instituto, Vicente Cristino, não ofereciam riscos para os alunos. “Essa é uma aula prática onde os alunos têm o conhecimento na ponta dos dedos. A professora, na sala de aula, fala sobre a fauna e a flora. Aqui, eles podem comprovar o que aprenderam. Depois desta visita, eles vão discutir o que viram aqui e farão uma prova”, explica.

     O diretor administrativo do zoológico, Orlando Aquino Duarte, diz que a visita marca o início de um trabalho em conjunto com a Sociedade de Assistência aos Cegos. “A nossa meta é colocar placas com explicações sobre os animais em braile. Além de confeccionar cartilhas, também em braile, com tópicos sobre educação ambiental. A idéia é que através do tato essas pessoas possam conhecer mais sobre as espécies”, afirma.

     A intenção, segundo o diretor, é que o Sargento Prata deixe de ser um zoológico “meramente contemplativo e passe a ter um papel social, voltado para a educação ambiental”. Para isso, o espaço deve passar por algumas adaptações. “Primeiro, devemos adaptar nossos acessos, que ainda são muito ruins, existem algumas barreiras arquitetônicas. Também queremos treinar nossos estagiários para que possam atender esse público diferenciado”, adianta Duarte.

     SERVIÇO: O zoológico está situado na Rua Prudente Brasil, 100 - Castelão. O agendamento de visitas pode ser feito pelos fones (85) 3289.1089 e 3295.1777. O espaço funciona todos os dias da semana, das 8 às 17h


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC