Imagem do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Quarta-feira - 25-01-2006
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.diariodonordeste.com.br
HOMENAGEM
Amigos ressaltam ações de Sylvio Leal


      Em memória do renomado oftalmologista Sylvio Ideburque Carneiro Leal, falecido no último dia 19, parentes e amigos participam, hoje, às 19 horas, de Missa de 7º Dia, na Igreja São Vicente de Paulo, na Avenida Desembargador Moreira, 2211 - Dionísio Torres.

No ano de 1943, assinou a ata de fundação da
Sociedade de Assistência aos Cegos, antigo Instituto dos Cegos

      Um dos fundadores da Sociedade de Assistência aos Cegos - SAC (antigo Instituto dos Cegos), Sylvio Leal, o filho mais novo do desembargador Cláudio Ideburque Carneiro Leal e Hermelina Menescal Leal, nasceu em 18 de julho de 1915, em Fortaleza. Tinha apenas 22 anos quando recebeu o diploma de médico na tradicional Faculdade de Medicina da Bahia, em 1937.

      Especializou-se em oftalmologia, nos Estados Unidos, onde se matriculou na famosa Clínica Mayo, de Rochester, uma das mais importantes do mundo. Quando retornou a Fortaleza, em 1939, foi trabalhar ao lado do irmão mais velho e também oftalmolo-gista, Ciro Leal, já falecido. Nessa época, foi nomeado médico do Estado, lotado no Centro de Saúde que por muitos anos funcionou na Praça José de Alencar, ao lado do teatro.

Foto do Jornal Diário do Nordeste
Oftalmologista Sylvio Leal faleceu
no último dia 19, em Fortaleza

      Durante os anos de 1943 a 1945, período da Segunda Guerra Mundial, prestou serviços ao Exército Brasileiro, atendendo no Hospital Militar de Fortaleza como 2º tenente médico.

      Naquele mesmo ano de 39, passou a assistir gratuitamente pacientes pobres que procuravam a Santa Casa de Misericórdia, trabalhando ao lado de Hélio Góes Ferreira. Foi desse trabalho em conjunto que nasceu a oportunidade de participar da idéia concebida por Hélio de criar em Fortaleza uma sociedade destinada a assistir aos cegos.

      Sylvio Leal, então com 27 anos de idade, e já projetado como oftalmologista na Capital cearense, tornou-se um dos fundadores da Sociedade de Assistência aos Cegos. Ele foi um dos que, em 1942, assinou a ata de fundação da entidade.


      Na SAC, colaborou como otorrinolaringologista até 1975. Ainda clinicou em consultório particular e na antiga Escola Técnica (hoje Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará) até 1981, quando se aposentou.

      Marcou sua carreira profissional em algumas expressivas posições, como a presidência do Centro Médico Cearense (atual Associação Médica Cearense), onde efetivou importantes reformas e melhorias, dando maior vigor à classe médica há algumas décadas passadas. Incluiu também em seu currículo a função de secretário Municipal de Saúde, na administra-ção de Paulo Cabral de Araújo, em princípios dos anos 50.

      No âmbito pessoal, a vida de Sylvio Leal não foi menos afortunada. Foi casado com dona Edith Ferreira Leal, de histórica família da Serra de Guaramiranga, com quem teve dez filhos - Thyrso, Sylvio, Maurício, Cláudia, Celina, Clarissa, Cecília, Cristina, Hugo e Rafael -, 21 netos e 11 bisnetos.

      Teve uma intensa vida social, participando ativamente das atividades do Ideal Clube. Em 1966, ocupou, pela primeira vez, o cargo de diretor social, permanecendo até 2002. Quase ininterruptamente, exerceu mandatos como diretor executivo, diretor social, vice-presidente, vice-presidente do Conselho Deliberativo, presidente do Conselho Deliberativo e membro efetivo desse Conselho. Em 2004, recebeu do Clube a Comenda Dr. Ananias Cysne Filho.

"Sylvio Leal foi realmente um profissional exemplar. Fazia, todos os dias, duas cirurgias gratuitas de catarata."
Waldo Pessoa, presidente da Sociedade de Assistência aos Cegos

"É um exemplo para os médicos jovens. Sylvio Leal também se destacava pela facilidade de fazer amigos."
Ivan Moura Fé, presidente do Conselho Regional de Medicina

"Ele era conciliador. Fortalecia as idéias da classe médica, além de ser extremamente humano com seus pacientes."
Florentino Cardoso, vice-presidente Norte e Nordeste da Associação Médica Brasileira, delegado da Associação Médica Cearense e diretor-geral do Hospital Geral de Fortaleza (HGF)

Referência na medicina oftalmológica

      Sylvio Leal tornou-se ao longo dos anos uma das mais respeitáveis referências da Medicina Oftalmológica do Ceará e do Nordeste. O presidente da Sociedade de Assistência aos Cegos, Waldo Pessoa, lembra que em 1963, quando ainda era acadêmico da Faculdade de Medicina, acompanhava as cirurgias feitas pelo doutor Sylvio, na Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza.

      “Sylvio Leal foi realmente um profissional exemplar. Ele me marcou muito. Começava a trabalhar muito cedo, às 5h30mim. Fazia, todos os dias, duas cirurgias gratuitas de catarata, na Santa Casa. Era um exemplo em todos os aspectos”, afirma.

      Para o presidente do Conselho Regional de Medicina (Cremec), Ivan Moura Fé, Sylvio Leal despertou a admiração e o respeito, não só dos colegas, mas de toda a sociedade. “As provas disso são os cargos que ele ocupou em sua vida. É um exemplo para os médicos jovens. Sylvio Leal também se destacava pela facilidade de fazer amigos. Onde chegava, ele era sempre bem recebido”.

      Como uma de suas características mais marcantes, o vice-presidente Norte e Nordeste da Associação Médica Brasileira, delegado da Associação Médica Cearense e diretor-geral do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Florentino Cardoso, destaca a capacidade que o oftalmologista tinha de aglutinar pessoas. “Ele era conciliador. Fortalecia as idéias da classe médica, além de ser extremamente humano com seus pacientes. Tinha o sentimento de fazer sempre o bem às pessoas.

Foto do Jornal Diário do Nordeste


Foto do Jornal Diário do Nordeste


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC