Imagem do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Quinta-feira - 08-06-2006
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.diariodonordeste.com.br
PEÇA TEATRAL
Atores com deficiência visual satirizam a política


Foto do Jornal Diário do Nordeste
Em apresentação no Center Um, o grupo
teatral encenou uma quadrilha junina

     O Grupo Pedagógico Cultural “Tudo a Ver”, formado por sete atores cegos, apresentou, ontem à noite, a esquete teatral “A Gravidade da Gravidez”, numa crítica à crise política no País, que ganhou destaque com o escândalo do mensalão.

     A apresentação aconteceu no 1º andar do Shopping Center Um e é uma parceria entre a Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC) e o Rotary Clube de Fortaleza, que participou do evento beneficente comprando alguns ingressos para a apresentação do grupo e ainda organizou um desfile de moda com as mulheres integrantes do Rotary.

     O evento também faz parte das comemorações do centenário do Rotary Clube, ocorrido no dia 23 de fevereiro de 2005.

     A renda foi toda revertida para as atividades desenvolvidas pela SAC, que atende a cerca de 250 pessoas com algum tipo de deficiência visual, entre adultos e crianças.

     De acordo com o professor de informática, Paulo Roberto Cândido de Oliveira, as clínicas que prestam serviço na SAC só estão conseguindo atender aproximadamente 10% da demanda, devido a irregularidade na liberação da verba do Sistema Único de Saúde (SUS). Um dos serviços mais solicitados pela clientela, diz o professor, é a cirurgia de catarata.

     Além do atendimento clínico, a entidade oferece cursos profissionalizantes em parceria com entidades como o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

     SÁTIRA — Para o ex-caminhoneiro e deficiente visual, Antônio Rodrigues Barbosa, a peça é uma oportunidade para alertar as pessoas quanto a uma situação muito grave no cenário político. “A gente quer brincar com toda essa crise, essas denúncias de corrupção e, ao mesmo tempo, criticar a postura de certos políticos que se beneficiam dos cargos que ocupam”, afirma.

     Para o presidente do Rotary, José Valdo Silva, o evento marca mais uma importante ação pela cidadania da instituição e valoriza o trabalho da Sociedade de Assistência aos Cegos, que há 61 anos presta assistência no Estado à pessoa portadora de deficiência visual.

     Com muita irreverência, os atores representaram uma quadrilha junina, só que em pleno Congresso Nacional, chamando a atenção para os últimos acontecimentos políticos em Brasília e fazendo uma comparação entre a noiva grávida e a esperança que o povo ainda deve ter no Brasil.

     No final, dizem os atores em cena, em vez do medo ou da violência a noiva dá à luz a um filho que representa a renovação e a esperança em dias mais felizes.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC