Imagem do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Quinta-feira - 29-09-2005
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.diariodonordeste.com.br
CURIOSIDADES
Feira de Ciências envolve alunos do Instituto Hélio Góes


     Crianças fantasiadas, decoração especial com peças antigas e uma animação que contagia a todos. É esse o cenário da Feira de Ciências que está sendo realizada pelo Instituto Hélio Góes, escola da Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC), e se estende até hoje no anexo em frente à sede.

     Não fosse uma observação mais atenta, os visitantes mal poderiam perceber que se tratam de crianças com deficiência visual. Com a temática acerca da História do Brasil e do Mundo, os alunos explicavam sobre os aspectos culturais, políticos e tecnológicos mais importantes de cada década.

Foto do Jornal Diário do Nordeste
Feira de Ciências expõe objetos antigos
e empolga as crianças que estudam naquele Instituto

     Para isso, são realizadas apresentações de dança, teatro, encenações e explicações sobre os principais inventos da história. Empolgadas com a novidade, as crianças corriam de um lado para o outro tentando atrair as atenções para seus projetos.

     O riso fácil dos meninos e meninas mostrava a satisfação de desenvolver um projeto direcionado ao público. Ítalo Pereira Soares, 12 anos, demonstrava, orgulhoso, a facilidade de leitura em braile da edição do Diário do Nordeste, provando que a chave para o saber pode estar nas pontas dos dedos. Utilizando o tato, o garoto ia desvendando a notícia e se apressou em perguntar se seu nome estaria da edição de hoje.

     A atualização dos alunos lendo o periódico só é possível por causa da parceria firmada entre o jornal e a SAC desde 1994, quando a Imprensa Braile Rosa Baquit passou a imprimir as informações cedidas pelo jornal.

     Em outro ambiente, dois meninos encarnavam os personagens de Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek. Com a criticidade aflorada pelos estudos recentes, emitiam opiniões sobre os ex-presidentes. Wallison Santos, 11 anos, contava com detalhes como foi o suicídio de Getúlio. Caio Torres, 11 anos, era o JK e explicava como foi fácil fazer toda a decoração e aprender sobre seus trabalhos.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC