Imagem do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Quarta-feira - 14-12-2006
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.diariodonordeste.com.br
BRAILE
Crianças vencem a luta pelo saber


      Força de vontade, obstinação e disciplina formaram o tripé de sustentação que nove crianças, entre deficientes visuais e com baixa visão, utilizaram para aprender a ler pelo sistema braile, galgando o primeiro degrau da escada do saber. O reconhecimento aconteceu na manhã de ontem, quando receberam o diploma de doutores do ABC. As crianças são alunas do Instituto Hélio Goes, escola mantida pela Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC), que funciona no bairro São Gerardo, em Fortaleza.

      A festa de encerramento do ano letivo e de entrega dos diplomas, com o tema “Um mundo para todos”, ocorreu no auditório do Instituto Hélio Goes, lotado de familiares, amigos e professores dos menores. A turma de novos doutores do ABC, formada por oito meninos e uma menina, foi denominada Manoel Céfas Fonteles, numa homenagem ao juiz de direito e conselheiro da SAC.

      A solenidade envolveu pronunciamentos do presidente da SAC, médico Valdo Pessoa; do homenageado, Manoel Céfas; e da diretora do Instituto, professora Waneska Fernandes. Constou, ainda, da programação o juramento dos estudantes, entrega de diplomas e anéis aos doutores e valsa. O momento de maior emoção foi a singela homenagem póstuma dos novos doutores do ABC ao colega de turma Welton Rocha, que faleceu durante o ano letivo. Muitos dos presentes não contiveram as lágrimas. Para o ano seguinte, os alunos prometem dar continuidade aos estudos com afinco, em que pese a deficiência visual. Hoje, têm plena capacidade para leitura em braile ou com visão subnormal.

      Valdo Pessoa destacou: “essas crianças estão começando a viver a cidadania e comprovam que a cegueira é apenas um infortúnio, mas jamais uma desgraça”. O Instituto oferece ensino regular adaptado aos deficientes visuais e com baixa visão, além de receber menores sem deficiência. Hoje, são 256 alunos, do maternal à 6ª série do Ensino Fundamental.

      A SAC não recebe ajuda oficial e sobrevive através dos atendimentos particulares, recursos do SUS, convênios e doações.

      SERVIÇO: Doações pelo telefone (85) 3281.6111 ou através de depósito na conta corrente 19.980-X, agência 1218-1 do Banco do Brasil.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC