Imagem do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Sexta-feira - 15-12-2006
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.diariodonordeste.com.br
WALDO PESSOA
Vida dedicada aos deficientes visuais


      Nascido em Quixadá, em 10 de agosto de 1937, o oftalmologista Waldo Pessoa mudou para Fortaleza em 1944, com a família, após a II Guerra Mundial. Com a mudança, passou a residir ao lado do médico oftalmologista Hélio Góes Ferreira, na época, presidente da Sociedade de Assistência aos Cegos, fundado em 1942, local onde Waldo Pessoa iniciou, desde 1967, seus trabalhos de assistência aos portadores de deficiência visual.

      Com a motivação e interesse para cuidar dos pacientes da Sociedade, ele foi eleito o 10º presidente do Instituto dos Cegos, embora tenha iniciado seus trabalhos há mais de 35 anos. Waldo Pessoa cursou a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), concluindo o curso em 1964.

Foto do Jornal Diário do Nordeste
 WALDO PESSOA já
havia recebido a Sereia de Ouro

      Na Sociedade de Assistência aos Cegos, desempenhou papéis importantes para a inclusão de portadores de deficiência visual, como também no desenvolvimento de técnicas para o tratamento da cegueira. Como, por exemplo, a fundação do primeiro Banco de Olhos do Ceará, inaugurado em dezembro de 1976 e a implantação do Centro de Estudos DOSVOX, programa que permite aos cegos o uso do computador.

      Waldo Pessoa também foi o responsável pela implantação do Centro de Formação de Docentes na Área de Deficiência Visual, reconhecido pelo Conselho de Educação do Ceará, como também idealizador de eventos sociais para diminuir o preconceito que a sociedade tem em relação aos portadores de deficiência.

      Em 1990 recebeu o Troféu Sereia de Ouro, como reconhecimento pelo trabalho filantrópico desenvolvido em prol da Prevenção da Cegueira no Ceará e pela atuação na Sociedade de Assistência aos Cegos. Na entidade, foi o responsável pela elaboração de diversos programas que visam minimizar a problemática da cegueira nas áreas de saúde, educação, profissionalização e integração à sociedade.

CAPA DO JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE DO DIA 15/12/2006
CAPA DO JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE DO DIA 15/12/2006


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC