Imagem do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Terça-feira - 18-09-2007
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.diariodonordeste.com.br
SEM EXPLICAÇÃO
SUS suspende cirurgias de catarata


      Somente na Sociedade de Assistência aos Cegos, duas mil pessoas aguardam na fila para tratamento da doença

      As cirurgias de catarata nos hospitais e clínicas conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) estão suspensas desde ontem em Fortaleza. A decisão foi comunicada pela Equipe de Auditoria, Avaliação e Controle da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em ofício, na última quinta-feira, dia 13, a todas as instituições conveniadas ao SUS.

Foto do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Informações sobre saúde e cidadania
fazem parte da Feira Cultural organizada
pelos alunos do Ensino Fundamental da escola
mantida pela SAC

      No documento, a Prefeitura apenas informa que o motivo é para “reavaliações técnicas e somente as revisões pós-operatórias dos pacientes que realizaram procedimento até o dia 14 de setembro, serão autorizadas normalmente”. O ofício, divulgado também na página da SMS na Internet, informa que a retomada das cirurgias será em data ainda não definida.

      Somente na Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC), por meio do Hospital Alberto Baquit Júnior, duas mil pessoas estão na fila de espera. A entidade realiza, por mês, cerca de 160 cirurgias de cataratas.

      A presidente da SAC, Maria Josélia Sá e Almeida, confessa que está muito abatida com a suspensão. “A Sociedade é referência no Estado nesse tipo de procedimento e muita gente ficou indignada quando não pôde ser atendida aqui”.

      Segundo Josélia, o SUS vem diminuindo sistematicamente o repasse para este tipo de procedimento. Em 2005, conta, eram 280 cirurgias/mês. No ano passado, passou para 28. “De tanto a gente lutar, voltou a melhorar no início deste ano, chegando a 154 e agora cortou de vez sem explicação”.

      O Hospital Alberto Baquit Júnior, mantido pela SAC, recebe R$ 121,4 mil, em média, por mês, para realizar as cirurgias.

      A entidade recebe pacientes de todo o Estado. “Tivemos que mandar todo mundo que nos procurou para este tipo de tratamento embora”.

SAIBA MAIS

1. Mais de 50 por cento das pessoas com mais de 60 anos sofrem de catarata - um turvamento progressivo do cristalino do olho, que interfere na absorção da luz que chega à retina. Com isto, perde-se na qualidade da visão.

2. Os portadores de catarata normalmente a explicam como se estivessem olhando através de uma queda de água ou através de uma folha de papel, de forma embaçada ou com a diminuição da visão.

3. Assim, a leitura fica muito mais difícil e até dirigir um carro pode ser perigoso. Além disso, o portador de catarata pode sentir incômodos com luz forte ou até ver halos de luz.

4. O uso de óculos, em um momento inicial, pode ajudar, mas com o agravamento da catarata, a visão vai diminuindo. Como não existem medicamentos, a única solução é a remoção cirúrgica.

Mais informações:
Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC)
Avenida Bezerra de Menezes, 892
(85) 3281.4377
(85) 3281.0082

NEGATIVA
Prefeitura diz que mudou a decisão


      O coordenador de Políticas Públicas de Saúde da Prefeitura de Fortaleza, Alex Mont´Alverne, explica que apenas houve um equívoco na comunicação entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e as instituições conveniadas ao SUS que realizam a cirurgia de catarata. “Na verdade, houve uma contra-ordem e tudo voltou ao normal. O pessoal não procura quem de fato decide e termina nessa confusão”. A Prefeitura é gestora dos recursos do SUS no Município.

      Independentemente do que Mont´Alverne explicou, o aviso da paralisação ainda está na página da Internet da SMS.

      A presidente da Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC), Josélia Sá, reafirma que não recebeu nenhuma “contra-ordem”. “Por aqui, no SAC, ainda estamos sem poder realizar as cirurgias”.

      Ministério Público Estadual (MPE), enviou ofício à SMS requisitando mais informações sobre os problemas do SUS, principalmente, sobre a paralisação das cirurgias.

      A promotora da Defesa da Saúde Pública, Isabel Porto, explica que ainda não recebeu resposta. “Somente após tomar conhecimento dos detalhes sobre a questão é que adotarei alguma decisão sobre o assunto. Dei prazo e aguardo resposta”, afirma a promotora.

HISTÓRIA
Sociedade de Assistência aos Cegos festeja 65 anos de criação

      A Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC) completa, amanhã, 65 anos de existência. Na semana de aniversário, a entidade promove uma série de eventos para marcar a data.

      Na programação, a XVIII Semana Social da Pessoa Cega e a VIII Feira Cultural. Um bazar também foi montado na sede da SAC com objetivo de arrecadar fundos para a instituição.

      Palestras, apresentações de ciranda do Grupo Tudo a Ver, oficinas, show humorístico com Aurinete Camurupim e atividades recreativas fazem parte da Semana Social. Na abertura do evento, na tarde de ontem, houve o lançamento do livro escrito e gravado “Viagem ao Céu Particular”, de Paulo Roberto Gondim. O Corpo de Bombeiros também participa da Semana com uma oficina de primeiros socorros.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC