Imagem do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Quarta-feira - 19-09-2007
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.diariodonordeste.com.br
REVISÕES TÉCNICAS CONCLUÍDAS
Retomadas cirurgias de catarata


      Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, cirurgias de catarata voltaram a ser realizadas ontem mesmo

      As cirurgias de catarata realizadas através do Sistema Único de Saúde (SUS), suspensas na última segunda-feira para “revalidações técnicas”, voltaram a ser realizadas normalmente ontem, segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A suspensão havia sido anunciada através de ofício publicado no endereço eletrônico da Secretaria. Na edição dessa terça-feira, o Diário do Nordeste denunciou a situação com exclusividade.

Foto do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
A suspensão nas cirurgias prejudicou, sobretudo,
a população dependente da rede pública

      Ainda ontem de manhã o informe da Equipe de Auditoria, Avaliação e Controle da SMS continuava na Internet, mas à tarde foi retirado. No lugar, havia o seguinte: “tendo em vista que as revisões técnicas já foram concluídas, informamos que as cirurgias da campanha estão liberadas de acordo com a programação”.

      Segundo a assessoria de imprensa da SMS, a paralisação durante quase um dia e meio foi para rever cotas, liberação de recursos, dados sobre realização de cirurgias em clínicas, hospitais e para avaliar a demanda de pacientes à espera de vaga para fazer a operação.

      Caso isso não acontecesse logo, o prejuízo para quem aguarda seria grande, na avaliação da presidente da Sociedade de Assistência aos Cegos, Maria Josélia Sá e Almeida, que ontem de manhã estava preocupada. “Estamos sem entender. Não queremos prejudicar a população. Por isso não quero nem pensar em essa situação não ser revertida, porque o SUS é maioria no atendimento da casa”, disse, acrescentando que a maioria da população não tem condições de pagar convênio e espera fazer operações pela rede pública.

      Segundo ela, todo dia a Sociedade, através do Hospital Alberto Baquit Júnior e da Unidade Oftalmológica Iêda Otoch Baquit, recebe solicitações de atendimento gratuito por parte de pessoas da Capital e do Interior. No ano passado, o hospital fez 3.344 cirurgias oftalmológicas pelo SUS, sendo 709 por convênio e 211 particulares. Hoje, a fila de espera por uma cirurgia de catarata soma 2.000 pessoas.

      O juiz João Luís Nogueira Matias, da 5ª Vara Federal, concedeu liminar a Ação Civil Pública, impetrada pelo procurador da República, Alexandre Meireles. Com a decisão judicial, a União, Estado e Município têm um prazo de 12 meses para realizarem todas as cirurgias de catarata dos pacientes na fila de espera dos hospitais que atendem pelo SUS.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC