Imagem do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Sábado - 05-04-2008
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.diariodonordeste.com.br
Sertão Central
FestLeite produzirá maior queijo do mundo


Produtores de leite do Ceará pretendem quebrar recorde mundial produzindo o maior queijo do mundo

Foto do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Desde o ano passado, os pecuaristas
buscam o recorde para produção do
maior queijo



      Quixeramobim. Os produtores da maior bacia leiteira do Ceará já estão definindo a programação do 2º FestLeite, o Festival do Leite de Quixeramobim, que se realizará nos dias 9 e 10 de maio no Sertão Central. Uma das metas será a produção do maior queijo de coalho do mundo. Terá 300Kg a mais que o produzido na 1ª Edição do Festival. Utilizando mais de 6 mil litros de leite bovino, os criadores pretendem superar a atual marca mundial, de 600Kg, alcançada pelos holandeses ano passado, e gravar o nome da “Capital do Leite” no Guiness Book, o livro dos recordes.

      No 2º Fest Leite também será escolhido o melhor queijo de coalho do Estado. Os critérios estão sendo definidos por especialistas da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade Federal do Ceará (UFC), Embrapa e Centec. O Instituto Candido Tostes e Universidade Federal de Viçosa, ambos de Minas Gerais, também participam do processo seletivo. Todas as empresas que produzem queijo coalho, pasteurizado ou não, poderão concorrer. O ganhador também concorrerá no Concurso Nacional, em julho deste ano em Minas Gerais.

      Um leilão especial também poderá se tornar em mais uma interessante atração do evento. Embora o rebanho bovino leiteiro do município seja superior a 70 mil cabeças, quatro matrizes que se tornaram celebridade passeando por várias cidades do mundo poderão ser leiloadas no festival temático. Os exemplares de acrílico foram doados pelo Rotary Internacional ao Instituto dos Cegos para angariar recursos para instituições assistenciais.

      Este ano será realizado na Praça Nossa Senhora de Fátima, no Centro da cidade, ao lado do Paço Municipal. A transferência do evento quer popularizar ainda mais o festival e torná-lo uma das maiores atrações do setor agropecuário do Estado. Essa é a expectativa das equipes da Secretaria Municipal de Agricultura e do Sebrae / Quixeramobim.

      Eles também esperam maior participação de jovens agropecuaristas da região durante o evento. Estão organizando um seminário especial. O técnico do Sebrae, Renato Caño, informou que trabalham em busca de parcerias para viabilizar a contratação de palestrantes de renome. O repórter do Globo Rural, José Hamilton Ribeiro, e o ator e cantor Jackson Antunes estão sendo cotados. Com todas as atrações, o público também deve ser recorde.

SAIBA MAIS

Guinness Book


      O livro dos recordes conhecido mundialmente recebe esse nome em homenagem a uma cervejaria existente no Reino Unido, a Guinness. Os registros surgiram a partir de 27 de agosto de 1955, quando foi publicada sua primeira edição. De lá para cá milhares de recordes, em diversas categorias, já foram quebrados por todo o mundo.

Registro

      Mas, para efetuar o registro de marcas extraordinárias, é necessário acessar o endereço eletrônico do Guinness World Records e enviar uma mensagem eletrônica observando atenciosamente todos os passos para remessa do e-mail. Em seguida, o interessado confirma um termo de acordo e aguarda até quatro semanas pela aprovação ou não de sua proposta. Se for aceito, o proponente recebe um certificado de reconhecimento.

Mais informações:
      Os escritórios centrais do Guinness World Records estão sediados na Inglaterra
      www.guinnessworldrecords.com


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie mensagem para sac@secrel.com.br